Imagem ilustrativa
Mondaí recebeu nesta semana o resultado com a confirmação do primeiro caso da doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti. Conforme o agente de endemias Felipe Ludwig, trata-se de um caminhoneiro que mora no interior do município, portanto um caso importado.
O paciente chegou à unidade de saúde já com suspeitas e a equipe fez o teste. Após encaminhamento para laboratório do estado, a doença foi confirmada. Diante da situação, os agentes de endemias tomaram as medidas de pesquisa e bloqueio de transmissão na propriedade do paciente, que não teve maiores contatos com outras pessoas.
Segundo Ludwig, já passaram alguns dias e não houve registro de outras pessoas buscando atendimento com suspeita de dengue. Apesar de ser um caso isolado, o município é infestado pelo mosquito. Das áreas urbanas de Mondaí, o único local onde ainda não foram encontrados focos neste ano é no centro de Linha Laju.
Os seguintes bairros já registraram focos do Aedes Aegypti em 2021: Antas, com 23 focos; Centro, com 14; Floresta com 12 e Industrial, com 14 focos. Os outros todos têm menos de dez focos registrados. Ao todo, são 89 focos do mosquito desde o início do ano.
O município dispõe de 35 armadilhas distribuídas, além de pontos estratégicos revisados no início de cada semana. Na próxima segunda-feira, 17, Mondaí vai iniciar campanha de recolha de entulhos para encontrar possíveis criadouros do Aedes. Além disso, a campanha visa ampliar a conscientização e maior participação da população no combate ao mosquito.
deixe seu comentário