Os munícipes de Mondaí contam com mais duas opções de cursos profissionalizantes: Costura Básica e Eletricidade. O contrato com o Senai para a prestação dos serviços foi assinado nesta quarta-feira (24), no gabinete do prefeito Valdir Rubert. As turmas para ambos os cursos já estão formadas e as aulas serão ministradas pelo Senai em uma sala locada pela prefeitura. O curso de eletricista terá duração de 68 horas e o de costura 60 horas.
O vice-presidente regional da Fiesc para o Extremo-Oeste, Astor Kist, explica que, há uma lacuna de mão de obra qualificada deixada principalmente pelos alunos egressos do ensino médio sem formação técnica, mas também por muitos trabalhadores que não tiveram oportunidade de uma formação técnica. Desta forma, estes contratos firmados com o Senai visam suprir esta lacuna. “Acho louvável a preocupação das prefeituras pois, frequentemente, ouvimos dos empresários essa necessidade. Estes cursos permitem, quem sabe, uma primeira oportunidade para os mais jovens e uma possível recolocação no mercado para os mais velhos”, salienta.
O prefeito, Valdir Rubert, enalteceu a parceria com o Senai que vai melhorar a qualidade de vida da população de Mondaí através da qualificação. “É uma visão administrativa que visa melhorar a mão de obra. É um pedido dos empresários do município que têm sentido a falta de mão obra qualificada”, reforça.
Dos 76 municípios que abrangem a região, 72 já estão sendo atendidos pelo Sesi ou Senai para ministrar cursos. O gerente executivo regional do Sesi Senai, Jardel Carminatti, explica que somente no curso de robótica já são quase 100 turmas. “Em Mondai, por exemplo, também são atendidos alunos do projeto Jovem Aprendiz das empresas Móveis Henn e Têxtil Oeste. A nossa vocação é atender a indústria. Mondaí tem cerca de 2,5 mil pessoas com carteira assinada. Destas, duas mil estão na indústria. Por isso a importância de estarmos aqui no município com os cursos do Sesi Senai”, finaliza.
deixe seu comentário