Home MITOS E VERDADES DAS ESTRIAS

MITOS E VERDADES DAS ESTRIAS

Última atualização 31 de outubro de 2012 - 16:15:10

Elas teimam em aparecer justamente nas partes mais sensuais do corpo feminino, como seios, bumbum e barriga. No começo, são avermelhadas, parecidas com arranhões. Aos poucos, vão se tornando esbranquiçadas.

Apesar de incomodarem grande parte das mulheres, ainda há muitas dúvidas a respeito das causas das estrias. Afinal, apenas quem engorda sofre com essas listras na pele? Caprichar na hidratação ajuda a prevenir o problema? Revelamos aqui o que é verdade e o que é puro mito, para que você possa investir em cuidados que realmente valem a pena.

Elas aparecem depois que a pele estica exageradamente.

Verdade. “A pele tem um grau máximo de estiramento. Todas as vezes que esse limite é vencido, ocorrem rupturas das fibras colágenas e elastina, levando ao surgimento das estrias”, explica o dermatologista Adilson Costa.

As estrias aparecem apenas quando engordamos.

Mito. Elas surgem em qualquer situação em que ocorra uma rápida distensão, sem que haja tempo para que a derme se adapte à nova forma, como a gravidez e o rápido crescimento.

Hidratar a região ajuda a prevenir o aparecimento das estrias.

Verdade.“A pele hidratada se torna mais elástica e resistente. Por isso, vale a pena caprichar na hidratação diária para evitar as indesejáveis linhas”, orienta a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira. Quer uma dica? Aplique diariamente aLoção Firmadora Nivea Q10 Plus, que além de deixar sua pele mais firme em apenas duas semanas, ainda hidrata por mais de 24 horas.

Elas atacam apenas as mulheres.

Mito.“As estrias atingem tanto homens quanto mulheres. Porém, como os hormÔnios femininos agem sobre as fibras elásticas, tornando-as mais fragilizadas ao estiramento, elas têm mais chances de desenvolver estrias”, afirma Costa.

A prática excessiva de musculação pode causar estrias.

Verdade. Quando se segue um treino de musculação de hipertrofia por muito tempo, o tamanho e o volume dos músculos aumentam e, consequentemente,a pele também tende a esticar. Se essa distensão for excessiva, as fibras colágenas se rompem e aí…

Elas podem aparecer durante a adolescência.

Verdade. Nessa fase o adolescente pode passar por crescimento abrupto, e a pele sofre um estiramento intenso em pouco tempo, o que pode causar estrias principalmente nas coxas e costas.

As estrias são cicatrizes da pele.

Verdade. Já reparou que se você esticar um elástico além de seu limite máximo, ele se rompe? É exatamente o que ocorre com as fibras elásticas da pele! E quando isso acontece, surgem as cicatrizes.

Todas as grávidas sofrem com estrias.

Mito. Como nessa fase a pele estica muito, principalmente na região dos seios e da barriga, realmente há o risco de ruptura das fibras. Para prevenir o problema, o ideal é usar cremes hidratantes e evitar o aumento excessivo do peso. “Se a pele estiver preparada não surgem estrias na fase da gestação”, salienta Miriam.

Uma alimentação balanceada ajuda a evitar estrias.

Verdade. “A alimentação balanceada, rica em frutas e verduras, e o consumo adequado de água prepara a pele para a produção do colágeno e, dessa forma, previne a ruptura das fibras elásticas. Além disso, a dieta equilibrada evita o sobrepeso, fator que pode causar as terríveis marcas na pele”, explica a dermatologista.

deixe seu comentário