Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O Ministro da Saúde Eduardo Pazuello estará em Santa Catarina na próxima sexta-feira (5) para ver de perto a grave situação que vive o Estado por conta do avanço da pandemia do coronavírus.
A visita foi anunciada pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL), na tarde de terça-feira (2), em suas redes sociais.
Pazuello vai passar por cidades da região Oeste, que vive um colapso na rede hospitalar há aproximadamente um mês, inclusive com mortes de pacientes à espera de vagas em UTIs.
Em vídeo divulgado por Moisés, Pazuello disse que vai passar por Chapecó e Xanxerê para “aproximar o apoio, encontrar soluções e ganhar essa guerra”.
As cidades de Chapecó e Xanxerê convivem com resultados de um contágio descontrolado pelo vírus, o que motivou medidas mais rígidas pelas prefeituras.
Em Xanxerê, o prefeito decretou calamidade pública e fechou os serviços não essenciais.
Na cidade, mais duas pessoas com coronavírus morreram à espera de leitos de UTI na terça-feira (2). A cidade já soma oito óbitos de pacientes que não conseguiram uma vaga para o tratamento intensivo contra a doença.
Além disso, o hospital do município fez um comunicado bastante duro na tarde desta terça-feira, onde alerta para as futuras mortes que vão ocorrer devido ao caos na rede de saúde: “a comunidade precisa estar preparada”, alertou a publicação.
Na tarde de terça-feira, o município somava 67 óbitos, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e 566 pacientes ativos – contaminados e em fase de transmissão do vírus.
Em Chapecó, o decreto que determinou toque de recolher e o fechamento das atividades não essenciais há duas semanas, terminou no domingo (28), mas o comércio continua fechado.
deixe seu comentário