Home Ministério da Agricultura libera 60 mil toneladas de milho para SC

Ministério da Agricultura libera 60 mil toneladas de milho para SC

Última atualização 15 de agosto de 2013 - 08:42:54

O governo do Estado liberou a distribuição de 60 mil toneladas de milho para os produtores catarinenses. O objetivo da reunião foi estabelecer uma programação de suprimentos de milho para os estados que mais consomem e dependem do produto. A decisão pode evitar uma crise de abastecimento do grão, como ocorreu em 2012 devido à estiagem no Estado.

A liberação ocorreu em uma reunião realizada na terça-feira (13), em Brasília. Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, em 2012, Santa Catarina recebeu 116 mil toneladas do grão modalidade balcão, que é destinada diretamente ao pequeno agricultor. Com a liberação destas 60 mil toneladas, o governo já tenta prevenir o desabastecimento no segundo semestre, período em que o Estado não tem colheita de milho. Santa Catarina tem a previsão de produzir 4,3 milhões de toneladas de milho, mas consumirá 5,5 milhões de toneladas. “Esse déficit é histórico, por isso temos que buscar suprir a demanda do milho nos estados produtores”, destaca.

Spies salienta que a safra de milho brasileira em 2012/2013 é recorde, devendo ultrapassar as 80 milhões de toneladas, o que indica que o abastecimento deverá ser mais tranquilo do que foi em 2012, quando ocorreram estiagens nos Estados Unidos e em Santa Catarina. “A reunião em Brasília serviu de alerta ao Mapa para que evite o desabastecimento nos estados consumidores. A nossa solicitação era por 300 mil toneladas para esse ano, mas neste momento apenas 60 mil foram autorizadas pelo secretário para serem disponibilizadas ao estado”, complementa Spies.

Participaram da reunião, além do secretário Neri Geller, do secretário-adjunto Airton Spies, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos, Marcelo Lopes, o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Luiz de Lorenzi, e o deputado federal e presidente da frente parlamentar mista de suinocultores, Vilson Covatti (RS). De acordo com Lorenzi, o encontro foi de extrema importãncia para a suinocultura de Santa Catarina.

deixe seu comentário