Home Mesmo com restrições, catarinense prefere sair de casa para comprar no Dia das Mães

Mesmo com restrições, catarinense prefere sair de casa para comprar no Dia das Mães

Última atualização 8 de maio de 2020 - 08:55:32

Foto: Murici Balbinot

Um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC) mostra que, apesar das restrições de distanciamento social em vigor, o local favorito dos catarinenses para as compras de Dia das Mães é o comércio de rua (62,5%), seguido pelos shoppings centers (16,4%).

Mesmo com a maioria fazendo as compras presencialmente, a pandemia de Coronavírus irá alterar o comportamento de alguns consumidores. As compras pela internet devem subir 8,2 pontos percentuais na comparação com 2019, representando 12% do total. Além disso, o catarinense não pretende realizar passeios na data. A ida em restaurantes, por exemplo, deve cair quase 20% em relação ao passado.

A pesquisa também mostra que os consumidores estão menos dispostos a gastar este ano. Em 2020, o gasto médio por pessoa deve ser de R$ 137,41, uma queda de 18,5% em relação aos R$ 168,43 registrados no ano anterior. Os presentes mais comprados nesta data serão as roupas (31,8%), seguido por perfumes e cosméticos (19,3%), e por bolsas e calçados (11,2%).

“A redução do gasto médio está vinculada a situação de crise devido à pandemia. As famílias relataram uma piora considerável da sua situação financeira, com 48,8% declarando estar em situação pior que do ano anterior”, explicou a entidade. 

Este ano, os catarinenses também buscam evitar fazer dívidas na data: 69,7% afirmam vão pesquisar os preços e a maioria irá efetuar as compras à vista, sendo 49,1% com dinheiro, 19,6% com cartão de débito e 17,2% com cartão de crédito. Apenas 11,7% irá fazer as compras parcelando no cartão, e 1,8% deve optar pelo crediário. 

Entre as ações do comércio que mais atraem os consumidores, foram citadas o atendimento (26,9%), o preço (25,8%), a qualidade do produto (23,2%) e as promoções (16,8%). Segundo a entidade, a preferência varia de acordo com a renda dos consumidores, com mais baixas dando preferência para promoções e o preço, e as mais altas, priorizando a qualidade do produto.

deixe seu comentário