Home Mesmo com celas vazias, mulheres ficam presas em banheiro de DP

Mesmo com celas vazias, mulheres ficam presas em banheiro de DP

Última atualização 2 de outubro de 2012 - 13:40:39

Duas mulheres detidas por tráfico de drogas estão presas no banheiro de uma delegacia deSão Francisco do Sul. De acordo com o delegado Ivan Brandt, as celas, que estão desocupadas, não oferecem condições de uso. “Entre a cela e o banheiro, o banheiro tem mais condições de abrigá-las, assim como já ficaram outras mulheres e até mesmo menores”, afirma.

As duas mulheres, uma de 46 anos e outra de 21, foram presas quando a Polícia Civil cumpria mandado de busca e apreensão. Os maridos das traficantes também foram autuados em flagrante e encaminhados à Unidade Prisional Avançada (UPA) da cidade. Já as mulheres aguardam por transferência na delegacia.

De acordo com a Polícia Civil, desde sexta-feira (28) não existem vagas nos presídios femininos da região. Mesmo tendo sido presas em flagrante, as duas mulheres podem responder o processo em liberdade se essa for a decisão da Justiça.

O advogado de uma das detentas, Marcelo Schmidt, entrou com o pedido de liberdade condicional, que foi encaminhado ao Ministério Público. “Elas não podem ficar presas. Primeiro porque o banheiro é um lugar insalubre, desadequado e viola o direito do preso, pois nem sequer alimentação elas têm. Em segundo lugar, porque existe uma ação civil pública de 2005 que proíbe a permanência de presos em delegacia de polícia em São Francisco do Sul”, diz o advogado.

Na manhã desta terça-feira (2), a Justiça determinou que as mulheres continuem presas, mas que o Departamento de Administração Prisional encontre um lugar adequado para elas no prazo de 24 horas. Caso elas não sejam transferidas durante este prazo, as mulheres têm que ser liberadas. O advogado informou que vai entrar com pedido de liberdade provisória ainda nesta terça no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

deixe seu comentário