O município de Mondaí conta com uma equipe dedicada à Estratégia de Saúde da Família, um modelo de construção de serviço da Saúde aplicado no Brasil há algumas décadas. Este modelo, foca na prevenção, promoção e educação em Saúde do paciente. O Médico Josué dos Reis, membro da equipe, explicou sobre o modelo em entrevista à TV Expresso.
Segundo o Médico, o modelo busca a melhoria de saúde do paciente à médio e longo prazo, acompanhando casos desde o início até o fim, oferecendo um tratamento humanizado, considerando também o contexto de vida do paciente. A ideia principal é atender as necessidades de cada um sem encaminhar para fora da unidade básica de saúde, e contribuir para o desenvolvimento do paciente com educação e promoção em saúde.
Ainda segundo ele, os trabalhos da Estratégia vão além das consultas médicas no posto de saúde. Há também o acompanhamento de agentes de saúde, que visitam pacientes nas casas, e a equipe dedicada também promove grupos direcionados à saúde, grupos de caminhadas, e conversas sobre saúde com pacientes, a fim de educar a população e evitar a reincidência de problemas de saúde no futuro. “A educação é a melhor ferramenta pra mudar o mundo” afirma.
As equipes de Estratégia de Saúde da Família são compostas por enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes de saúde, farmácia, administrativo, médicos, e demais setores do posto de saúde, que também colaboram com assistência social, psicólogos e fisioterapeutas. Josué conta que cada equipe é responsável por um número fixo de pacientes, o que permite acompanhar casos de maneira mais eficaz, conhecendo o histórico de cada família e paciente.
Para Josué, o processo de acompanhamento é muito eficiente. A disponibilidade de atendimento quando o paciente necessitar, e o envolvimento com a vida do paciente, melhoram a qualidade do atendimento e posteriormente, qualidade de vida da população, algo muito importante para o município. “Esse trabalho multidisciplinar me traz uma satisfação pessoal imensa de trabalhar aqui em Mondaí”, conta Josué.
deixe seu comentário