O tempo durante o final de semana será de muito frio devido ao avanço de massa de ar frio de origem polar. As temperaturas devem variar ao longo deste sábado (24), diminuindo significativamente à noite, com previsão de registrar temperaturas de -2 e 0°C no Planalto Sul e de 0 a 4°C na porção central do estado e no Grande Oeste. Enquanto o litoral e áreas próximas devem registrar temperaturas entre 6 e 10°C.
Massa de ar frio passa por Santa Catarina
De acordo com a meteorologista da Defesa Civil Nicolle Reis, o motivo desse frio intenso é devido a um avanço de uma massa de ar frio de origem polar que está passando por Santa Catarina entre o final da tarde desse sábado e o amanhecer de segunda-feira (26).
Esse ar frio vai ganhar força entre a noite de sábado (24) e a manhã de domingo (25), aumentando as chances de precipitação invernal (neve e/ou chuva congelada) na Serra Catarinense, principalmente nos pontos mais altos.
Como fica o tempo no domingo?
Toda Santa Catarina começa a manhã de domingo (25) com mínimas abaixo de 10°C. Segundo a Defesa Civil, o Meio-Oeste e os planaltos apresentarão mínimas com valores negativos, em torno de -2°C, mas podendo chegar a -4°C nos pontos mais altos.
Durante a tarde o frio irá continuar intenso, com temperaturas que não ultrapassam os 5°C/6°C nos pontos mais altos da Serra, permanecendo abaixo de 10°C em grande parte do Planalto Sul e Meio-Oeste, e entre 10°C e 17°C nas demais localidades.
Segunda-feira sem nuvens, porém mais fria
As temperaturas devem cair ainda mais durante a segunda-feira (26), com temperaturas mínimas que variam entre -4°C e -6°C nos pontos mais altos da Serra. Essa queda nos termômetros é devido à chegada de uma massa de ar seco que irá deixar o céu mais limpo, porém aumentando a probabilidade de geada em grande parte do estado.
Grande Florianópolis, Grande Oeste e a maior parte dos planaltos, irão ficar com temperaturas próximas ou abaixo de zero.
Cuidados devido às quedas nas temperaturas
Devido o fio intenso, alguns cuidados precisam ser seguidos para evitar situações de risco, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, desconforto térmico e hipotermia.
A Defesa Civil aconselha que a atenção seja redobrada com a população vulnerável e animais domésticos. Devido ao frio muitas pessoas deixam de ingerir água, porém é importante se manter hidratado ao longo do dia, consumindo em média 2L de água por dia. Além de, claro, se agasalhar com roupas mais quentes e evitar aglomerações, procurando sempre manter as mãos higienizadas.
Massa de ar frio chega a Santa Catarina e aumenta as chances de neve e chuva congelada em algumas regiões do estado
ASCOM
deixe seu comentário