Home Mantida aprovação do PL que trata da destinação de animais mortos em propriedade rurais

Mantida aprovação do PL que trata da destinação de animais mortos em propriedade rurais

Última atualização 29 de outubro de 2015 - 10:13:46
O plenário da Assembleia Legislativo derrubou por 34 votos a 1, o veto do governador ao Projeto de Lei 277.6/2014 de autoria do deputado Mauro de Nadal. A proposiçÃo estabelece de forma pioneira no Brasil, regras para o procedimento da retirada de animais mortos das propriedades rurais e sua adequada destinaçÃo no Estado de Santa Catarina.

Conforme lembra o deputado Mauro de Nadal, a proposta prevê a destinaçÃo de animais mortos para transformaçÃo em farinhas de carne, gordura ou óleo animal e fertilizantes. Segundo dispõe o projeto de lei, caberá à Cidasc credenciar as empresas para exercerem as atividades de retirada dos animais mortos das propriedades rurais.

Com a lei aprovada os produtores poderÃo ter mais segurança para manter as suas atividades de criaçÃo de rebanho leiteiro e de gado de corte, assim como a produçÃo de aves e suínos. Segundo Mauro de Nadal, essa é uma oportunidade que pode gerar renda aos produtores, além de também preservar a saúde humana – com o consumo de carnes inspecionadas – e preservar o ambiente evitando a contaminaçÃo do lençol freático.

deixe seu comentário