Home Maldaner é eleito vice-presidente da Subcomissão de Políticas Agrícolas

Maldaner é eleito vice-presidente da Subcomissão de Políticas Agrícolas

Última atualização 1 de setembro de 2017 - 10:01:56
PAÍS
A ComissÃo de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara instalou na tarde desta quarta-feira (23) uma subcomissÃo permanente para tratar de política agrícola.Conforme o deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC), eleito vice-presidente, a subcomissÃo vai trabalhar em conjunto com os Ministérios, para tratar especialmente de politicas agrícolas que envolvem todos os elos do agronegócio. O primeiro assunto de extrema importância a ser pautado pela SubcomissÃo é a desordenada importaçÃo de leite. A presidência ficou com o deputado Domingos Sávio.
Maldaner explica que a primeira missÃo da SubcomissÃo é acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produçÃo de leite no mercado nacional incluindo a fixaçÃo de preço justo para os produtores; combate aos cartéis na produçÃo dos insumos lácteos; o estabelecimento de mecanismos de proteçÃo do mercado interno de importaçÃo de produtos subsidiados e a redefiniçÃo da carga tributária sobre o leite in natura – SUBLEITE.
O parlamentar, que é coordenador da Frente Parlamentar da Bovinocultura de Leite diz que é preciso dar um basta nas importações desordenadas do Uruguai, caso contrário, a Argentina pretende suspender o acordo com o Brasil de 4.500 toneladas/mês. “O Uruguai importa para o Brasil mais do que produz, está claro que tem coisa errada. Eles tem que ter um limite, assim como a Argentina tem. Neste caso, a subcomissÃo vai trabalhar em conjunto com o MAPA e com o MDIC para esclarecer isso e buscar soluções, pois nÃo podemos permitir que os nossos agricultores, em especial os pequenos, sejam prejudicados”, destacou. A subcomissÃo pede a exclusÃo do produto da lista de livre comércio do Mercosul e o governo vai estudar o caso.
A segunda missÃo é combater à cartelizaçÃo do agronegócio no Brasil, destinada a discutir e oferecer soluções às práticas monopolistas em prejuízo dos produtores rurais brasileiros – SUBCARTEL.

deixe seu comentário