BRASÍLIA
O deputado federal Celso Maldaner apresentou Projeto de Lei (PL) na Cãmara para proibir o uso de pneus frisados em veículos automotores e a proibição da frisagem por revendas, oficinas, autopeças, borracharias e estabelecimentos similares, bem como a comercialização dos mesmos. O PL 7038/2014 altera o Código de Trãnsito Brasileiro (CTB), já que, segundo Maldaner, afrisagem diminui drasticamente a performance do carroe a estabilidade do veículo, além de favorecer ocorrência de estouro dospneumáticos.
A justificativa do parlamentar é de que, atualmente, a prática de frisagem de pneus e a venda têm-se tornado bastante populares em grande parte pelo baixopreço das peças. “A frisagem é o ato de criar novos sulcos em umpneu usado, tentando transformá-lo em um novo. Ao fazer o novo friso, diminui-se a espessura da borracha, deixando a lona da banda derodagem mais superficial. Com isso, os frisos estarão bem próximos da tela dereforço dos pneus, diminuindo a segurança”, explica o deputado.
De acordo com ele, embora a Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirme que seja possívelidentificar se um pneu é maquiado, o que se vê, na prática, é um grandenúmero de acidentes em que os veículos envolvidos estão com pneus frisados. “Estima-se, a propósito, que a má conservação de pneus seja responsável por 20% dos acidentes nas rodovias brasileiras”, detalha Maldaner.
deixe seu comentário