Home Mais um ônibus com haitianos chega a Florianópolis

Mais um ônibus com haitianos chega a Florianópolis

Última atualização 28 de maio de 2015 - 15:08:08

Foto: Tiago Menezes/DivulgaçÃo
Mais um ônibus com imigrantes chegou a Florianópolis na madrugada desta quinta-feira (28). Segundo o diretor-geral da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, Dejair de Oliveira Júnior, 17 haitianos vieram do Acre e durante o dia passam por cadastramento e entrevistas.
Desde a madrugada de segunda (25), ônibus com senegaleses e haitianos chegam à capital catarinense vindos do Acre. Na primeira leva, vieram 25 senegaleses e 18 haitianos. Na noite de segunda, também chegou outro ônibus, com mais nove haitianos. Na madrugada de quarta, outro ônibus parou e 31 imigrantes desembarcaram.
“O convênio entre Acre e o governo federal vai até amanhÃ. EntÃo acreditamos que até a próxima segunda-feira (1º) receberemos ônibus com imigrantes todas as madrugadas”, afirmou Oliveira.
Até o início da tarde desta quinta, havia 21 haitianos no ginásio Saul Oliveira, conhecido como CapoeirÃo, conforme Dejair de Oliveira. “EstÃo no abrigo passando por entrevista e até o fim do dia devem seguir viagem”, detalha o diretor. Ele nÃo informou o destino dos imigrantes.

Oportunidades
Segundo ele, os imigrantes têm ido para outras cidades de Santa Catarina. Os que nÃo possuem conhecidos no estado recebem apoio para conseguirem emprego e se estabelecerem na regiÃo da Grande Florianópolis.
“Os que nÃo têm contato aqui, a gente faz a busca de emprego através do Instituto de GeraçÃo de Oportunidades de Florianópolis (Igeof). Fechamos com uma serralheria da Grande Florianópolis e o haitiano vai receber salário de R$ 1.700 mais a moradia. Fechamos outro que vai residir no Campeche (Sul da Ilha) onde ele vai trabalhar de caseiro”, diz Oliveira.
De acordo com o diretor, a Secretaria acompanha a estada dos imigrantes. “Os empresários nos procuram no ginásio e nós fazemos um cadastro até porque precisamos saber onde e como eles estÃo, pois estÃo sob responsabilidade do município”, completa.

Planejamento
Em reuniÃo em Brasília na quarta-feira (27), o governo do Acre confirmou que o último ônibus com imigrantes haitianos e senegaleses sairá do estado acriano na sexta-feira (29). O veículo deve deixar pessoas em Florianópolis.
Segundo a secretária de Estado de Assistência Social, Angela Albino, o governo do Acre repassou, na reuniÃo em Brasília, tabelas com nomes, sexo e idades dos imigrantes. “A falta de informações sobre a chegada dos imigrantes ao estado dificultou a organizaçÃo de ações de acolhimento e encaminhamentos”, disse a secretária.
Também da reuniÃo saiu a ideia de pensar, para o futuro, uma política global de recebimento de imigrantes, já que essa é uma tendência no país, informou a secretária. Esse sistema incluiria a passagem de recursos para as cidades que realizam o acolhimento. Além de Santa Catarina e Acre, participaram também representantes dos governos de SÃo Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
Além dessa reuniÃo, a secretária também esteve com o embaixador do Haiti, Madsen Chérrubin. Durante a conversa, foi confirmada a vinda de um representante da embaixada para Santa Catarina nesta quinta (28) para acompanhar a chegada dos compatriotas. A possibilidade da instalaçÃo de um consulado do Haiti no Sul do país com sede em Florianópolis também foi tema da reuniÃo. Conforme a secretária, o embaixador gostou da ideia, que será estudada.

Ônibus
Na madrugada de quarta, por volta das 2h, mais um veículo chegou à capital catarinense. No ônibus, havia 39 imigrantes, sendo que oito preferiram seguir viagem até Porto Alegre. Os demais ficaram no ginásio Saul Oliveira, conhecido como CapoeirÃo, que serve como abrigo.

deixe seu comentário