A 6ª Festa da Colheita da Uva e do Vinho Doce reuniu milhares de pessoas domingo, dia 20, no Distrito de São José do Laranjal, interior de Iraceminha. O café colonial e a colheita da uva na propriedade do produtor ClaudirGhisleri deram início à festa. Logo após, foi realizada carreata com tratores e carretinhas agrícolas até o centro comunitário, onde ocorreu a demonstração do processo de fabricação de vinho. Com o objetivo de resgatar a cultura italiana, ao meio dia foi servido almoço típico e à tarde grupos italianos apresentaram diversas canções.
Durante todo o dia, o visitante pÔde degustar vinho doce e uva à vontade. Segundo um dos organizadores da festa, Vicente Ghisleri, foram vendidos e degustados aproximadamente 3,5 mil quilos de uva e 1,5 mil litros de vinho. Só este ano o produtor deverá colher 700 toneladas da uva das mais diversas variedades, como a BordÔ, Seibel, Concord, Niágara Rosa e a Branca. Cerca de 70% da uvaserá utilizada para o preparo do vinho, outras 20% à produção de suco e 10% é consumida in natura.
Para a próxima safra, a expectativa é aumentar a produção de uva e do vinho.“Queremos aumentar o plantio de uva no município e a comercialização. Hoje temos várias propriedades que ainda cultivam apenas para consumo próprio”, salienta o prefeito Bruno Roberto Pan.
deixe seu comentário