Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, mais de 34 mil eleitores catarinenses ainda precisam justificar a ausência nas últimas eleições municipais. O prazo termina nesta quinta-feira (25). Os dez municípios com maior número de eleitores em situação irregular são Florianópolis (2.727), Joinville (2.575), Blumenau (1.787), Criciúma (1.665), Itajaí (1.458), São José (1.340), Balneário Camboriú (1.088), Palhoça (888), Lages (859) e Jaraguá do Sul (765).
De acordo com Renata Fávere, assessora-chefe da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral, o prazo é também para os eleitores que não compareceram a outros pleitos. “Este prazo de 25 de abril não se aplica a quem faltou a uma só eleição ou quer transferir o título para votar na eleiçao de 2014. Para quem quer regularizar a situação para votar nas próximas eleições, os cartórios atenderão até maio de 2014”, explica Renata.
Para regularizar a situação eleitoral, é preciso levar o documento oficial com foto, título de eleitor, comprovante de votação e justificativa a um cartório eleitoral. Segundo o TRE, o eleitor será impedido de tirar passaporte, RG, receber salários em empregos públicos e obter empréstimos caso não regularize a situação. Além disso, terá dificuldade para ser nomeado em concurso, efetuar renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Para saber sua situação com a Justiça Eleitoral consulte o site do TRE.
deixe seu comentário