Home Mais de 130 pessoas participam da Conferência Regional do Meio Ambiente em São Miguel do Oeste

Mais de 130 pessoas participam da Conferência Regional do Meio Ambiente em São Miguel do Oeste

Última atualização 30 de julho de 2013 - 18:30:24

Representantes da sociedade civil, poder público e classe empresarial estiveram presentes nesta terça-feira, 30, na 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus de São Miguel do Oeste, reunindo mais de 130 pessoas de 27 municípios da região Extremo Oeste.

A Conferência, que tem como tema os Resíduos Sólidos, é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento EconÔmico Sustentável (SDS) em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de São Miguel do Oeste, Maravilha, Dionísio Cerqueira e Itapiranga; Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio das Antas e Bacias Contíguas; Epagri; Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e Polícia Militar Ambiental.

O evento contou com explanações do promotor de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, Maycon Robert Hammes, que falou sobre Saneamento Básico. A doutora em Administração, Simone Sehnem palestrou sobre o tema da Conferência: “Resíduos Sólidos”. Posteriormente, reunidos em grupos, foi discutida a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em quatro eixos: 1 – produção e consumos sustentáveis; 2 – redução dos impactos ambientais; 3 – geração de emprego e renda e 4 – educação ambiental.

Foram elencadas vinte ações prioritárias, sendo cinco por eixo temático. Entre as principais estão: Incentivar (econÔmico e fiscal), patrocinar e apoiar as pesquisas e projetos cuja a finalidade seja a sustentabilidade (eixo 1); Lei municipal para responsabilidade sobre o destino correto dos resíduos na construção civil e todas as atividades potencialmente poluidoras (eixo 2); Consórcios Intermunicipais para aquisição de máquinas e equipamentos (eixo 3); Criação de Decreto regulamentador responsabilizando as empresas a promover a divulgação nas embalagens de informações referentes a reutilização e destinação das mesmas (eixo 4).

Os participantes também elegeram 16 delegados: oito da sociedade civil, cinco da classe empresarial e três do poder público, para defenderem as propostas da região na Conferência Estadual que acontecerá em setembro, com data ainda a ser definida. O secretário Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, frisou que estamos num momento em que as ações precisam ser práticas. “Queremos que aspropostas elencadas sejam efetivamente cobradas pela sociedade e executadas pelos governos”, finalizou.

deixe seu comentário