SÃO MIGUEL DO OESTE
A administração de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria de Esportes, tem avançado em projetos que abrangem várias modalidades, oferecendo novas opções para crianças e adolescentes do município. Além das competições esportivas em andamento, o trabalho está focado também na atuação de base por meio das escolinhas.
Conforme o secretário Everaldo Di Berti, hoje são mais de 1.100 atletas, crianças e adolescentes, fazendo parte das escolinhas de Handebol, Voleibol, Basquetebol, JudÔ, Bocha, Futsal e Futebol de Campo. “Seguindo o pedido do prefeito João Valar e do vice Wilson Trevisan, a partir do Plano de Governo, estamos buscando atender todas as modalidades, garantindo espaço e incentivando a prática esportiva. O trabalho das escolinhas é gratuito e fundamental, oferecendo novas opções para os jovens”, comenta Di Berti.
Atualmente estão em andamento as escolinhas de Basquete, Handebol, Voleibol e JudÔ. Os treinamentos ocorrem em diversos ginásios de esportes e em horários diferenciados, com meninos e meninas.
HANDEBOL
No handebol atua a profissional de Educação Física, Sidiana Gugel, sendo que os treinamentos acontecem em três núcleos. No ginásio da Escola Municipal Teonísio Wagner, bairro Jardim Peperi, as aulas são nas terças e quintas-feiras, pela manhã, para meninos e meninas de 7 a 10 anos. O segundo núcleo é no ginásio do São Jorge e as atividades ocorrem nas segundas e quartas-feiras, nos turnos matutino e vespertino, para estudantes de 10 a 16 anos. A escolinha de Handebol também é realizada no Ginásio Municipal (Unoesc), nas terças e quintas-feiras, no período da tarde para atletas com 15 a 17 anos. São mais de 80 alunos atendidos no Handebol.
VOLEIBOL
A escolinha municipal de voleibol conta com o trabalho do professor de educação física Matheus Orlando, sendo que as aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, no ginásio do Colégio Jesus Maria José, abrangendo estudantes da faixa etária de 8 a 18 anos. Pela manhã as atividades são para quem tem entre 8 e 11 anos. No período vespertino há duas turmas, com idades de 11 a 14 anos e de 15 a 18. No ginásio do bairro São Jorge, o treinamento é toda a sexta-feira, direcionado para adolescentes de 11 a 15 anos. São 70 participantes das atividades do VÔlei.
JUDÔ
A escolinha de judÔ já reúne mais de 50 atletas e o treinamento é feito sob a orientação do professor Luciano Chittó, nas quartas-feiras, no ginásio do Colégio La Salle Peperi e, nas sextas-feiras, no Colégio Jesus Maria José.
As equipes são formadas por crianças com idade entre 06 e 10 anos e por adolescentes com mais de 11 anos.
BASQUETEBOL
As aulas de basquete, ministradas por professores da Associação de Basquete de São Miguel do Oeste – Abasmo acontecem em várias unidades escolares. No Ginásio do Caic, em parceria com a Secretaria de Ação Social, as atividades são nas segundas e quartas-feiras, para estudantes de 7 a 14 anos. São mais de 300 atletas atendidos pela Abasmo, por meio do convênio com a municipalidade. Os treinamentos, de escolinhas de base e rendimento, acontecem nos ginásios das escolas Emma Balke, Marechal Arthur da Costa e Silva, Teonísio Wagner, Tranquilo José Rigoni, Atílio Luiz Calza, Jaldyr B. Faustino da Silva e Guilherme Missen. Também há aulas no Ginásio Municipal (Unoesc) e no Colégio La Salle Peperi.
FUTSAL E FUTEBOL
A parceria da Municipalidade e o incentivo ao Esporte também inclui o trabalho desenvolvidos nas escolinhas da ASME, Joni Gool, ADR Toldo, Bugre do Oeste e Gol de Bico com o futsal, disponibilizando treinamento para atletas nas categorias masculino e feminino. As escolinhas de futebol de campo ficam por conta do Guarani e Bugre do Oeste, por meio do projeto Gol Social, englobando 250 atletas. O secretário Di Berti diz que em breve deverá iniciar as atividades com Badmington, Tênis de Mesa e de Tênis de Campo.
deixe seu comentário