Home Mais cidades de SC obrigam uso de máscaras por moradores

Mais cidades de SC obrigam uso de máscaras por moradores

Última atualização 20 de abril de 2020 - 14:43:26

Comércio estava fechado em Florianópolis desde março e reabre nesta segunda (20) — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

A semana começa com aumento de casos de coronavírus em Santa Catarina, com mais cidades aderindo ao uso obrigatório de máscaras por seus moradores, além da reabertura do comércio em Florianópolis. Segundo o Governo do Estado, até a noite de domingo dia 19, eram mais de mil casos confirmados da doença: 1.025 pacientes com Covid-19 em todo o estado e 35 mortes causadas pela infecção.

O comércio em Florianópolis reabre nesta segunda-feira dia 20, uma semana após as lojas abrirem nas demais cidades catarinenses. Já hotéis e similares devem voltar ao funcionamento na quinta-feira dia 23. O comércio de rua não funcionava na capital desde o dia 18 de março, quando começou a valer o decreto de situação de emergência do estado. Os shoppings continuam fechados.

Para reabrir, o comércio deve seguir uma série de regras, como limitar o número de um cliente por atendente, ter um espaço de quatro metros² de chão entre as pessoas, não permitir a prova dos itens, além de uso de máscaras de trabalhadores e clientes, item obrigatório na cidade desde sexta dia 17.

Acompanhando a capital e outras dezenas de cidades catarinenses, Araranguá, no Sul do estado, Blumenau, no Vale do Itajaí, e São Francisco do Sul, no Norte catarinense, obrigaram em decreto o uso de máscaras por moradores e trabalhadores. Os decretos publicados na última semana obrigam o uso a partir desta segunda-feira dia 20, em locais públicos, repartições públicas e privadas, e no transporte.

O Centro de Saúde do Córrego Grande, em Florianópolis, que estaria fechado para desinfecção da unidade, acabou reabrindo nesta segunda após a divulgação do resultado negativo para o novo coronavírus do caso suspeito que a equipe teria tido contato.

A partir desta segunda-feira dia 20, o Pró-cidadão de Florianópolis inicia os agendamentos para os serviços essenciais que ainda não estejam disponibilizados no site ou por e-mail. O atendimento presencial mediante agendamento começará na quarta-feira dia 22, somente no Centro. As outras unidades estão com atendimento presencial suspenso como medida de combate à pandemia.

Recomeça também nesta segunda-feira dia 20, o atendimento presencial ampliado para casos específicos, mediante agendamento do Serviço Nacional de Emprego de Santa Catarina (Sine), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

Em Pinhalzinho, no Oeste do estado, a Polícia Militar flagrou uma festa que reuniu ao menos 60 jovens, na linha Galeazzi, no interior do município, na noite de sábado dia 18. Os policiais chegaram até o local após receber denúncias de som alto. O responsável vai responder criminalmente por perturbação de sossego.

deixe seu comentário