Home MAB cria comissão que visa buscar informações sobre a estrutura da Usina Foz do Chapecó

MAB cria comissão que visa buscar informações sobre a estrutura da Usina Foz do Chapecó

Última atualização 8 de setembro de 2017 - 14:42:06
Águas de Chapecó
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou, na quarta-feira, dia 30 de agosto, uma assembleia para discutir sobre as últimas notícias divulgadas em caráter nacional sobre problemas estruturais na Barragem da Usina Hidrelétricas Foz do Chapecó. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal da EducaçÃo de SÃo Carlos e reuniu aproximadamente 30 pessoas.
O coordenador do MAB, RudineiCenci, ressalta a preocupaçÃo dos moradores dos municípios atingidos pela barragem, pela questÃo estrutural. Segundo ele, a pauta do encontro foi discutir sobre o que será feito em relaçÃo a divulgaçÃo dessas notícias. “Esse assunto é bem preocupante, pois a regiÃo nÃo tem informações concretas do fato”, declara.
Durante a assembleia foi criada uma comissÃo, com a participaçÃo de todos os municípios, que visa buscar informações concretas. A comissÃo é formada por duas pessoas de cada município, um titular e um suplente. Cenci destaca a participaçÃo de outras entidades que se prontificaram em auxiliar. “Queremos informações sérias, concretas, esclarecidas. A empresa divulga notas para a imprensa que está tudo resolvido, mas tem engenheiro que afirma o problema. Queremos ver os laudos independentes”, declara.
Cenci menciona ainda, que espera um intervençÃo por parte do Governo Federal, dos órgÃos que acompanham o funcionamento da Usina Hidrelétricas Foz do Chapecó. Ele acrescenta que o próximo passo é realizar uma audiência com os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia. “Vamos buscar fazer essa audiência com todos esses órgÃos públicos federais na segunda quinzena de outubro, porém dependemos do retorno desses órgÃos”, evidencia.
O encontro contou com a participaçÃo de representantes dos municípios de Caxambu do Sul, SÃo Carlos, Águas de Chapecó,Caibi, Mondaí, Vicente Dutra, Iraí e Alpestre. Já os municípios deItapirangae Palmitosjustificaram o nÃo comparecimento.

deixe seu comentário