SÃO MIGUEL DO OESTE
Uma audiência pública debateu nesta quinta-feira, a implantação da Ferrovia da Integração Leste-Oeste na região. A audiência reuniu lideranças políticas, empresários e a comunidade no Centro Comercial AndrÔmeda, em São Miguel do Oeste. Durante o encontro, foi assinada a “Carta de São Miguel”, que será encaminhada a Brasília, solicitando a integração da região no projeto.
O traçado da ferrovia será decidido no projeto técnico, que pode passar pelo Vale do Itajaí ou por Mafra. “Defendemos que o traçado seja estendido até Dionísio Cerqueira, para que no futuro este seja o primeiro corredor ferroviário bioceãnico, interligando os portos catarinenses ao porto de Antofagasta, no Chile”, argumenta o coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, deputado estadual Dirceu Dresch. A ligação do Atlãntico com o Pacífico por ferrovia também reduziria o tempo das exportações para o Oriente.
O projeto de viabilidade técnica para a construção da Ferrovia da Integração será contratado até junho deste ano pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. A obra será executada pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construções do Exército Brasileiro, sediado em Lages. Participaram da audiência, os deputados estaduais Mauro De Nadal, Luciane Carminatti, Padre Pedro Baldissera, Dirceu Dresch e os deputados federais Pedro Uczai, e Celso Maldaner.
deixe seu comentário