Home Justiça determina afastamento de 5 PMs no Oeste de SC

Justiça determina afastamento de 5 PMs no Oeste de SC

Última atualização 1 de setembro de 2015 - 16:28:55
A Justiça determinou o afastamento das atividades externas de cinco policiais militares denunciados por abuso de autoridade. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), eles teriam causado “sofrimento físico e mental” a um grupo de pessoas, que estaria junto com um homem preso por tráfico de drogas em Ponte Alta, no Oeste catarinense.

Segundo a denúncia, as vítimas foram agredidas, despidas e armas foram colocadas em suas bocas, em abril deste ano. Dois dos envolvidos eram adolescentes. Um deles cometeu suicídio algum tempo depois da ocorrência, mas o caso é investigado.

O juiz Geraldo Corrêa Bastos, de Correia Pinto, atendeu parcialmente a solicitaçÃo do Ministério Público, que pediu para os policiais serem designados a cumprirem trabalhos burocráticos. A promotoria ressaltou que “eles estavam ameaçando as vítimas, seguindo-as com a viatura e mandando-lhes 'recados'”, informou o MPSC em nota.

O magistrado citou os denunciados e deu prazo de 10 dias, a contar da data de intimaçÃo, para que apresentassem defesa. A decisÃo foi publicada no dia 28 de agosto e estabelece que os cinco denunciados sejam realocados para atividades administrativas.

Agressões

A denúncia do Ministério Público relata abusos que teriam sido praticados pelos policiais durante uma operaçÃo contra o tráfico, em abril. Apenas uma pessoa foi presa, mas outras que estavam junto foram agredidas, segundo o MPSC.

Em nota, o MPSC alega que, “mesmo após estarem custodiadas e sem apresentar qualquer perigo de fuga, as vítimas foram agredidas com chutes, tapas e pedaços de madeira durante uma hora”. As lesões causadas pela agressÃo foram confirmadas por um laudo pericial e eram coerentes com o depoimento das vítimas, informou o Ministério Público.

Ainda conforme a denúncia, os policiais militares fizeram tortura psicológica e despiram as vítimas, “colocando um revólver em suas bocas e fazendo roleta russa”.

deixe seu comentário