Home Juarez Rossini deixa Secretaria de Saúde de Palmitos após quase três anos à frente da pasta

Juarez Rossini deixa Secretaria de Saúde de Palmitos após quase três anos à frente da pasta

Última atualização 3 de abril de 2024 - 15:00:54

Após quase três anos de dedicação à frente da Secretaria de Saúde de Palmitos, Juarez Rossini se despede do cargo para atender aos requisitos eleitorais, passando o desafio para a enfermeira Dineia de Aguiar. Durante seu período à frente da pasta, Rossini ressalta que enfrentou diversos desafios, desde a crise sanitária imposta pela pandemia de COVID-19 até surtos de outras doenças endêmicas, como a dengue.

Sobre sua gestão, Rossini expressou seu reconhecimento à equipe de saúde pelo árduo trabalho em tempos tão difíceis.  “Estive à frente da secretaria por 2 anos e 8 meses. Assumimos na época que o COVID estava ceifando vidas em nosso município como em todo o Brasil e no mundo. Foram dias difíceis, mas contei com uma equipe exemplar, que nunca mediu esforços, deixo aqui meu agradecimento a esses profissionais!”, comentou Rossini.  Ele ainda destacou os esforços em lidar com a endemia de dengue, que afetou centenas de pessoas na região.

Rossini também ressaltou o trabalho realizado na área cirúrgica, mencionando que a gestão municipal realizou aproximadamente 500 cirurgias antes de o estado retomar essa responsabilidade. Ainda, o ex-secretário enfatizou as melhorias estruturais na Unidade Básica de Saúde do centro da cidade, incluindo reformas externas e ampliação da farmácia para melhor atender à população, além de iniciativas para otimizar o fluxo de atendimento, como a reorganização dos espaços administrativos e a aquisição de veículos para o transporte de pacientes para outras localidades.

“Começamos há dois meses a reforma da unidade do centro, onde quem passa pelo local pode ver que a parte externa já está quase pronta. Na parte interna ampliamos a farmácia para poder atender melhor nossa população e o setor administrativo será na parte inferior da unidade, com um local  amplo, visando diminuir o fluxo na parte interna da unidade. Onde hoje é o setor administrativo será o local de espera para quem for consultar ou na farmácia, que contará com sistema de chamada idêntico ao que existe nos bancos e cooperativas de crédito, por senhas, o que proporcionará mais tranquilidade tendo em vista que o paciente não precisará mais ficar na porta aguardando o médico chamar. Nesse período também compramos duas vans, uma Spin com sete lugares e um veículo de cinco lugares para melhor atender nossa população, pois todos os dias levamos pacientes para diversos municípios e até a capital do estado”, ressalta.

Agora, Rossini retorna para a Câmara de Vereadores até o pleito eleitoral. “Conforme a lei eleitoral, quem quiser ser candidato nas próximas eleições tem que se afastar 6 meses antes de suas funções, o que fiz no dia 01 de abril, ao qual retorno à Câmara de Vereadores de onde saí para assumir a Secretaria de Saúde. Agradeço a toda ao Poder Executivo que confiou no meu trabalho e nunca mediu esforços para realizar todas as ações propostas, e também, é claro, aos cidadãos palmitenses, a população que entregou sua saúde na mão da nossa equipe e confiou que faríamos o melhor, e assim fizemos. Sei que não conseguimos sempre atender a todos, mas posso afirmar com toda a certeza que dei o meu melhor nesse período! Saio com muitos aprendizados, muitas amizades e com o sentimento de dever cumprido”, finaliza Rossini.

NOVA SECRETÁRIA

Assumindo o desafio de dar continuidade ao trabalho iniciado por Rossini, a enfermeira Dineia de Aguiar traz consigo uma ampla experiência na área da saúde. Com uma carreira de 23 anos na enfermagem, incluindo especializações em Enfermagem Obstétrica, Ginecológica e Saúde Pública, além de ser mestranda em Saúde e Bem-Estar, Dineia já atua como enfermeira na Estratégia da Saúde da Família no município de Palmitos desde 2011 e nos últimos anos como coordenadora da Saúde de Palmitos.

Ao receber o convite para assumir a Secretaria de Saúde, a enfermeira destaca o sentimento de valorização e respeito pela atual gestão. “Quando recebi o convite para ser Gestora de Saúde, me senti muito valorizada e respeitada pela atual gestão. Darei sequência nas ações iniciadas e buscarei, junto com a equipe, realizar ainda mais, como já fazia anteriormente as minhas funções, sempre respeitando a individualidade e necessidade de cada cidadão palmitense. Respeitando a legislação e princípios do SUS para que toda a população tenha acesso ao atendimento qualificado e eficaz para agilidade em resolver suas necessidades”, afirma.

Dineia também destacou a importância de sua nomeação como uma mãe atípica, tendo um filho dentro do espectro autista. Conforme ela, sua posse, realizada no dia mundial de conscientização do Autismo, representa não apenas uma transição na gestão da saúde municipal, mas também um momento importante na valorização da diversidade e inclusão.

“Sou uma mãe Atípica, tenho um filho dentro do espectro autista e sabemos da dificuldade de uma mãe conseguir conciliar o lar com seu trabalho e por muitas vezes não recebemos cargos notórios, mesmo que sejamos qualificadas para tal. É muito significativo para mim, assumir como Secretária de Saúde de Palmitos no dia 02 de abril, dia mundial de conscientização do Autismo, é a Administração atual de Palmitos dando exemplo na inclusão e apoio na nomeação a uma mãe atípica”, finaliza.

 
FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

deixe seu comentário