O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), mantém a liderança isolada na disputa pelo governo do Estado em 2026, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Neokemp. A vantagem do atual governador permanece dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior, realizado em outubro.
No principal cenário testado, que inclui o ex-deputado Décio Lima (PT), Mello aparece com 39,5% das intenções de voto. Em seguida estão João Rodrigues (PSD), com 19,2%, e Décio Lima (PT), com 13,2%. Adriano Silva (Novo) registra 8,7%, enquanto 13,6% dos entrevistados não souberam responder e 5,8% declararam voto branco ou nulo.
Cenário 1 – Com Décio Lima (PT):
No cenário sem Décio Lima, Mello amplia a diferença, alcançando 42,6% das intenções de voto. João Rodrigues soma 22,6%, seguido por Fabiano da Luz (PT) com 4,8%, Afrânio Boppré (PSOL) com 4,5% e Marcos Vieira (PSDB) com 1,7%. Entre os entrevistados, 14,7% não souberam responder e 9% optaram por branco ou nulo.
Cenário 2 – Sem Décio Lima (PT):
Rejeição
Entre os nomes avaliados, Afrânio Boppré (PSOL) tem a maior rejeição, com 22,6%. Na sequência aparecem Jorginho Mello (PL), com 21,8%, Fabiano da Luz (PT), com 9,4%, João Rodrigues (PSD), com 5,5%, Adriano Silva (Novo), com 5,2%, e Marcos Vieira (PSDB), com 3,2%.
Rejeição dos candidatos:
Aprovação de governo
A pesquisa também avaliou a gestão de Jorginho Mello. O governo é aprovado por 61,1% dos catarinenses e reprovado por 29,7%.
Metodologia
O levantamento foi realizado pelo Instituto Neokemp entre os dias 10 e 11 de novembro de 2025. Foram entrevistadas 1.008 pessoas em 90 municípios de Santa Catarina. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo divulga pesquisas realizadas por institutos de opinião pública com o objetivo de informar os leitores sobre tendências de momento. As pesquisas refletem cenários baseados em amostras representativas da população e podem variar conforme metodologia, número de entrevistados e forma das perguntas.
Os resultados não representam previsões do resultado eleitoral, mas indicam movimentações políticas que podem influenciar partidos, lideranças e o mercado financeiro.
Fonte: Gazeta do Povo
Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Levantamento do Instituto Neokemp aponta o governador à frente em todos os cenários avaliados
deixe seu comentário