IPVA de veículos com final 1 deve ser pago até o dia 1º de fevereiro
Última atualização 27 de janeiro de 2016 - 11:32:50
Proprietários de veículos com placa final 1, que nÃo optaram pelo parcelamento do IPVA 2016, têm até a próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, para quitar sua obrigaçÃo em cota única, sem multa. O prazo para parcelamento do imposto terminou no dia 10 de janeiro. Quem tiver veículo com placa final dois já deve programar o pagamento do IPVA, cujos prazos começam a vencer no dia 10 de fevereiro.
A SEF, responsável pelo recolhimento do imposto, lembra que os vencimentos dependem do final da placa do veículo, mas os contribuintes podem antecipar o pagamento a qualquer momento. A guia de pagamento, taxas, multas e seguro DPVAT podem ser emitidos na internet e paga nas agências bancárias conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Sistema Bancoob/Sicoob, HSBC, Sicredi e Cecred.
A quitaçÃo é um dos requisitos para licenciar o veículo. O nÃo pagamento também implica em NotificaçÃo Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros SELIC ao mês ou fraçÃo. Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, acesse a tabela disponível no site da Secretaria da Fazenda.
Imposto está 4% menor em SC
O valor do IPVA 2016 está em média 4% menor para os proprietários de veículos em Santa Catarina. A base de cálculo do imposto é o valor de mercado do veículo aferido pela tabela Fipe (FundaçÃo Instituto de Pesquisas Econômicas) ao Estado. A previsÃo da Fazenda é arrecadar R$ 1,56 bilhÃo com IPVA em 2016. O valor corresponde a quase 10% da arrecadaçÃo própria do Estado. Desse total, 50% serÃo repassados no ato do recolhimento ao município onde o veículo estiver emplacado.
A receita do imposto nÃo é exclusiva para obras viárias. Em Santa Catarina, a inadimplência gira em torno de 3%, e as alíquotas do imposto variam entre 1% e 2% (veja abaixo). No Rio Grande do Sul, é 3%; no Paraná, 3,5; e em SÃo Paulo, 4%. Atualmente, o Estado conta com uma frota de aproximadamente 4,5 milhões de veículos. O total de veículos tributados é de 3,1 milhões. Os demais têm isençÃo (veículos antigos, táxis e portadores de deficiência).
deixe seu comentário