Iporã do Oeste usa Citronela para ajudar a combater o Mosquito da Dengue
Última atualização 3 de março de 2016 - 10:48:20
No último dia 15 de fevereiro, durante a segunda SessÃo Ordinária de 2016 da Câmara Municipal de Vereadores de Iporà do Oeste, o Vereador Nilson Elias Werlang entrou com uma indicaçÃo, que foi acatada pela AdministraçÃo Municipal e populaçÃo em geral.
O município, por meio da secretaria da Saúde, adquiriu mudas de citronela e promoveu um mutirÃo de distribuiçÃo gratuita de mil mudas a populaçÃo, para poder cultivar a planta como método natural de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e Zika vírus, mediante orientaçÃo sobre os benefícios do cultivo e sua manipulaçÃo nas residências, comércios, indústrias e em terrenos baldios.
O mutirÃo de distribuiçÃo das mudas das plantas aconteceu na manhà de segunda-feira (29), na Avenida Gustavo Fetter.
Segundo Nilson Werlang, a ideia é contribuir na prevençÃo dessas doenças que vem preocupando a todos.
A citronela também está sendo plantada nas margens de rios, riachos, praças e áreas públicas do município de Iporà do Oeste.
A planta tem açÃo repelente devido ao odor característico exalado das folhas. Com ela pode ser feita uma essência que tem o poder de matar as larvas do mosquito em até três horas. Também é extraída a matéria-prima para fabricaçÃo industrial de repelentes de insetos.
Parecida com Capim, à planta é originária da Indonésia e o mesmo cheiro que agrada aos humanos é insuportável aos insetos. Uma touceira de Citronela pode repelir os mosquitos em uma área de até 50 metros quadrados.
deixe seu comentário