Foto: Divulgação / Ascom
Pesquisa feita pelos Agentes de Combate a Endemias aponta que a confirmação é de um caso autóctone, quando a transmissão ocorre dentro do município.
O coordenador da Vigilância em Saúde e da Dengue, Antonio Jaguezeski, explica que o caso de dengue foi confirmado em um paciente do sexo masculino, residente no Bairro Breunig.
Ele acrescenta que o morador confirmado com a doença declarou que não viajou e não saiu do município nas últimas semanas.
Na localidade onde foi confirmado o caso de dengue, é feita uma vistoria detalhada em um raio de 50 metros para eliminar qualquer fator que possa contribuir para o surgimento de novos focos.
Além disso, quando há confirmação de um caso positivo os profissionais da regional de Saúde de São Miguel do Oeste fazem a aplicação do Ultra Baixo Volume, um produto químico que é pulverizado para evitar a proliferação do mosquito.
O paciente ainda recebe do Centro de Saúde repelente e as devidas orientações para evitar que a doença se espalhe.
Além do caso confirmado, o município de Iporã do Oeste possui mais dois casos suspeitos para dengue.
O coordenador da Vigilância em Saúde e da Dengue reforça a importância da contribuição da população em não deixar água parada, manter limpos os terrenos e pátios.
Para contribuir com o trabalho de combate a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, bem como o controle de pragas e vetores, está sendo providenciada pelo município a dedetização das bocas de lobo, o que deve ocorrer nos próximos dias.
No município estão espalhadas 30 armadilhas, sendo que, destas, 27 na cidade e 3 no interior, que são vistoriadas semanalmente.
deixe seu comentário