Home Internet de fibra óptica chega à região Extremo Oeste

Internet de fibra óptica chega à região Extremo Oeste

Última atualização 21 de dezembro de 2012 - 11:15:51

O avanço da tecnologia a cada dia que passa tem exigido mais agilidade e segurança para atender as necessidades das pessoas e empresas. Hoje, milhares de informações podem atravessar o mundo em questão de segundos, pela velocidade da luz. E foi pensando em proporcionar essas facilidades para a população da região Extremo Oeste catarinense, que as empresas MkaneteMhnet, implantaram a internet de fibraópticanos municípios dessa região.

De acordo com o proprietário da Mkanet, de São Miguel do Oeste, Magnos Franzen de Souza, hoje, mais de 50 km de cabos de fibraópticajá percorrem o centro do municípioe bairros, e até meados de 2013, toda a cidade estará coberta pelo sinal. No início do mesmo ano, iniciam a colocação dos cabos nos municípios da região, o que formará uma gigantesca teia de informações, repassadas com rapidez e segurança. “Hoje a nossa região já comporta esse investimento. E São Miguel do Oeste, comomunicípiopólo em constante desenvolvimento, tem exigido cada vez mais as facilidades e seguranças que a fibraópticapode oferecer, por isso resolvemos expandir, e ir além do que a internet via rádio podia proporcionar, que era no máximo 2mega de capacidade”, destaca.

O QUE É A FIBRAÓPTICA?

Souza destaca que, embora só tenha chegado a região há pouco tempo, a tecnologia de fibraópticaexiste há mais de 20 anos no mercado. E consiste em transmitir informações por meio de cabos impermeáveis que possuem em seu interior fios de vidro do tamanho de um fio de cabelo, com capacidade de transmitir luz.“É um cabo que pode ser lançado a grandes distãncias como de São Miguel a Chapecó, uma distãncia de 150 km, e esse cabo não perde desempenho, como um cabo metálico. Por exemplo, se cair um raio, o cabo metálico poderá sofrer interferências eletromagnéticas, já o cabo de fibraópticanão tem esse problema. E hojeessa tecnologia temainda muito que evoluir, emborajá existahá mais de 20 anos no mercado”, frisa.

Hoje, a empresa disponibiliza internet com capacidade de 2 mb, 4 mb, 5 mbe 10 mb, mas destaca que a fibraóptica possibilita expansãoa velocidades de 100mb até 1 gb.

O DIFERENCIAL

Além da agilidade a principal diferença da internet de fibraópticase comparada à rádio e ADSL, é a segurança e estabilidade. “Hoje esses cabos metálicos estão há mais de 20 anos instalados e estão propício a receberem interferências externas, pela ferrugem e desgaste do tempo, com isso se perde muito em informação, e na hora de chegar até o cliente, não chega a capacidade contratada. Por isso, posso dizer que nada é 100% seguro, mas nós estamos nos estruturando para garantir que nossos backbonesque hoje chegam a mais de 2 GBconsigam suprir as necessidades de nossos clientes e oferecer a segurança e as garantias de transmissão contratada por eles”, enfatiza.

As vantagens dessa transmissão foram fundamentais para que a empresa de São Miguel do Oeste, Sysmo Sistemas, migrasse da tradicional ADSL para a internet de fibraóptica. De acordo com o diretor Administrativo da empresa, Miguel Bocalon, a internet utilizada anteriormente gerava constantes incÔmodos e dificultava o bom desempenho das atividades realizadas dentro da empresa. “Antes era muito instável. Em frequentes testes realizados, percebemos que nunca alcançávamos a banda contratada realmente”, aponta.

Hoje a empresa já utiliza um dos dois links contratados, há mais de um ano, e ele ressalta que é perceptível a diferença. “Hoje é possível fazer o compartilhamento de banda dentro da empresa de maneira adequada, sem que a utilização da internet em um departamento comprometa o outro. Há um melhor desempenho e realizamos testes semanais que comprovam que a capacidade de download e upload contratados realmente estão sendo disponibilizados”, garante.

Outra vantagem da fibraóptica, é que esta internet pode ser disponibilizada e consegue atender as demandas de grandes empresas, como em residências e empresas menores, já que os planos são adaptados para atender necessidade de envio e download de informações de cada empresa ou pessoa.

Como ocorre na concessionária de veículos Bregomar. Segundo o gerente da concessionária, Boleslau Kovalski Neto, embora a internet seja utilizada com frequência para o envio e recebimento de e-mails, a maior diferença percebida em relação a ADLS, foi a estabilidade que a internet por fibraópticaproporciona.

Diante disso,o proprietário da Mknet, Magnos Franzen de Souza já adianta que novos investimentos serão realizados e que em breve, a empresa pretende disponibilizar linhas telefÔnicasna zona urbana e rural, por meio da fibraóptica e rádio. Ele ressalta que, além de todas as vantagens já apontadas, o crucial, é a chamada “melhor última milha”, ou seja, melhor atendimento ao usuário final ea possibilidade de negociar com uma empresa que é da região.“Além de estarmos coma melhor tecnologia temos o que nenhuma operadora tem, nós estamos aqui, somos dessa cidade e estamos investindo em nosso município e região”, finaliza.

deixe seu comentário