Na manhã desta quinta-feira (23), o Conselho da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou uma reunião para definir o início do segundo semestre. A reunião iniciou às 9h e já inicialmente propÔs o dia 3 de setembro para o início das aulas, com base em uma reunião realizada na noite de quarta-feira (22) com representantes da Associação dos Servidores da UFSC (Sintufsc).
Porém, a data não foi aprovada pelo Conselho durante a reunião. Representantes favoráveis à definição da data argumentaram que há condições para iniciar as aulas. Já contrários à decisão afirmam não ser possível iniciar o semestre sem a garantia de serviços como restaurante universitário e biblioteca, que dependem do fim da greve dos servidores técnicos-administrativos.
Embora a categoria nacional tenha aprovado o fim da paralisação, a aceitação da proposta pelos servidores da UFSC depende da aprovação em Assembleia, que também ocorre nesta quinta (23). Uma nova reunião do Conselho Universitário foi marcada para o dia 29. De acordo com a reitora, Roselane Neckel, o dia 3 de setembro continua como uma data possível de início das aulas e vai ser votada novamente na próxima reunião.
Na noite desta quarta (22), os servidores técnico-administrativos das universidades federais aceitaram o reajuste oferecido pelo governo para por fim à greve da categoria, que iniciou há mais de três meses. Reunidos com Sérgio Mendonça, secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, dirigentes da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) fecharam acordo para aumento de 15,8% em três parcelas até 2015. Agora, ocorrem as reuniões nos comandos locais de greve em cada universidade. Se aprovado o fim da greve pelos servidores da UFSC, o retorno ao trabalho será a partir da próxima segunda-feira (27).
deixe seu comentário