Home Índice de abstenção do vestibular de verão da Udesc 2016 fica em 13,15%

Índice de abstenção do vestibular de verão da Udesc 2016 fica em 13,15%

Última atualização 16 de novembro de 2015 - 09:49:39
O índice de abstençÃo do vestibular de verÃo 2016 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ficou em 13,15%, informou o governo estadual. As provas ocorrem neste domingo (15) em oito cidades catarinenses: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e SÃo Bento do Sul.

O vestibular de verÃo da Udesc teve 13.643 candidatos inscritos. Desses, 1.798 nÃo compareceram aos locais de prova, de acordo com a Coordenadoria de Vestibulares da Udesc.

As provas foram aplicadas no período da manhà das 9h às 12h30, e ocorriam à tarde, das 15h às 19h30.

A previsÃo era de que os candidatos teriam acesso aos arquivos das provas e aos gabaritos a partir das 20h30 de domingo, no site do vestibular da Udesc. O prazo para recorrer será de dois dias úteis após essa divulgaçÃo.

'Bem dífícil'

Com pouco mais de uma hora de exame, o estudante André Luiz Borges, de 19 anos, foi um dos primeiros a deixar o local de prova do vestibular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na parte da tarde. “A prova estava bem difícil, estudei bastante, mas consegui acertar algumas questões”, contou André, que mora em Palhoça.

O jovem, que fez a prova na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contou que teve mais dificuldades com matemática. Ele disputa uma vaga no curso de educaçÃo física. “Já estava cursando educaçÃo física, mas numa particular. Estou vendo se consigo passar na pública”, disse o estudante.

Do lado de fora, mÃes esperavam seus filhos, como a cabeleireira Adrilene Leite, de 40 anos. Natural de Belém (PA), há dois meses ela vive em Santa Catarina. A filha Bruna Juliana, de 17 anos, que ainda mora no Pará, tenta uma vaga no curso de enfermagem. Se a jovem passar, a família toda deverá se mudar para Florianópolis, planeja a mÃe.”Tomara que ela passe”, torcia.

Vagas

SÃo 1.289 vagas de 49 cursos presenciais de graduaçÃo, o que representa 75% do total aberto pela Udesc para o próximo semestre. As demais vagas da universidade serÃo preenchidas pelo Sistema de SeleçÃo Unificada (Sisu), do Ministério da EducaçÃo (MEC), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições abrirÃo em janeiro.

Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular sÃo Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), que exigem também uma prova prática, de habilidade específica.

Bem avaliada

Conforme o ranking do MEC, a Udesc é a quarta melhor universidade estadual do Brasil entre 46 avaliadas e a 18ª na classificaçÃo geral, que tem 192 instituições de ensino superior. Além disso, a Universidade dos Catarinenses é a melhor em graduaçÃo de SC.

Segundo o edital, o Vestibular de VerÃo teve 50 questões objetivas na prova da manhÃ, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Português e oito de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). À tarde, os candidatos faziam a redaçÃo sobre atualidades e conhecimentos gerais e respondiam a mais 50 questões objetivas: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

O anúncio da lista dos classificados em primeira chamada ocorrerá até 10 de dezembro na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, e no site do vestibular.

Índices por vaga

Oferecida em Florianópolis, Fisioterapia segue em primeiro lugar entre os cursos mais concorridos na relaçÃo geral do Vestibular de VerÃo, com 39,78 candidatos por vaga.

As duas posições seguintes continuam sendo da Medicina Veterinária, em Lages, com 37,30 candidatos por vaga, e do Design Gráfico, em Florianópolis, com 33,86. A lista dos cinco cursos mais procurados também tem Engenharia Mecânica, em Joinville, com 26,56, e EducaçÃo Física (Bacharelado), em Florianópolis, com 24,60.

Neste vestibular, a Udesc manterá o sistema de cotas por meio do Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 20% estÃo reservadas para candidatos que tenham feito todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.


deixe seu comentário