A Sala do Empreendedor de Águas de Chapecó, situada no prédio público junto à Central de Atendimento ao Turismo (CAT), foi inaugurada na última quinta-feira (13) com a presença de lideranças, empresários, equipes de governo e representantes da CDL e do Sebrae/SC. A iniciativa faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/SC e contratado pela Administração Municipal.
A Sala do Empreendedor tem como objetivo facilitar processos como a abertura de novas empresas, orientações e serviços aos microempreendedores individuais (MEIs). “A iniciativa foi desenvolvida para incentivar ainda mais o aquecimento da economia municipal por meio da abertura de novos negócios porque oferece orientações e todo suporte necessário. Nós temos todo aparato também para emitir nota fiscal, documentos ou guias para quitação de dívidas com a Receita Federal”, complementou o prefeito Leonir Antônio Hentges.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Trennepohl, destacou que a abertura de novos MEIs contribui para a democracia e paridade econômica que as pessoas tanto desejam alcançar, e que esse objetivo é possível com o auxílio da Sala do Empreendedor. “Nós do Sebrae/SC representados pela gestora regional do Programa Cidade Empreendedora Gabriela Heming e das consultoras Simone Grobe e Beatriz Silveira temos condições de ajudar a partir de mecanismos, produtos e serviços para que a micro e a pequena empresa se desenvolvam”, frisou.
Trennepohl ainda aconselhou a potencializar a iniciativa para alcançar o maior número de pessoas possível. “Divulguem para quem quer melhorar o seu negócio, fazer atualizações no seu MEI ou pessoas que queiram montar um novo empreendimento. Estamos aqui para ajudá-los”, enfatizou.
Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Cassiano Mezzomo a Sala do Empreendedor é muito importante para garantir a otimização de processos. “Nós vincularemos o setor da Vigilância Sanitária e de Tributos em um mesmo espaço para resolver de imediato todas as questões em relação a abertura de empresa e quitações de dívida, bem como emissões de nota fiscal e declarações de faturamento. Isso atrairá mais empresas, empregos e renda para Águas de Chapecó”, concluiu.
A presidente da CDL/ACIAC, Débora Hermes, avaliou esse processo como de fundamental importância para organizar os comércios e prestadores de serviço informais do município. “Esse espaço é algo que nunca tivemos aqui. Juntos construiremos um bom trabalho que terá ótimos resultados”, almejou.
SALA DO EMPREENDEDOR
Entre os serviços prestados na Sala do Empreendedor estão os seguintes: informações para a abertura de empresas; formalização de microempreendedores individuais (MEI); emissão de certidões; emissão de guias; declaração anual (MEI); auxílio para emissão de notas fiscais; apoio e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais; orientação e auxílio na parte burocrática e documental nos processos licitatórios; cursos, capacitações e consultorias; apoio e suporte dos pequenos negócios.
deixe seu comentário