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Implantação de Protocolos é pauta em reunião do Conselho Municipal de Saúde

Última atualização 7 de agosto de 2013 - 17:10:04

Nesta semana ocorreu mais um encontro do Conselho Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste e o principal assunto, discutido pelos conselheiros, refere-se à implantação de Protocolos na Rede Municipal de Saúde.

Conforme o secretário e presidente do Conselho, Airton Fávero, mais de 10 protocolos serão implantados em diversos setores e departamentos da secretaria e o primeiro entra em funcionamento na segunda-feira, dia 12, na Estratégia Saúde da Família – ESF do bairro Agostini.

No encontro, os conselheiros conheceram detalhes sobre os protocolos do Centro Especializado em Odontologia – CEO, do Departamento DST/Aids, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, e também da Estratégia Saúde da Família – ESF.

A expectativa da Saúde é que os protocolos estejam em funcionamento em toda a rede municipal no início do próximo ano. Segundo Fávero, o protocolo é a uniformização dos procedimentos e, independente de quem estiver à frente da secretaria como gestor, vai existir um fluxo de informações e atendimentos, o que irá agilizar as atividades e oferecer mais detalhes nos serviços.

Para o conselheiro Inácio Hemsing, representante do Sitiex – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação, a iniciativa terá um bom êxito contando com o trabalho em conjunto de todos os profissionais que atuam na Saúde.

Hemsing faz parte do conselho há 10 anos e acredita que os protocolos vão melhorar os serviços oferecidos aos usuários do SUS. “Vamos obter uma noção do serviço a partir das atividades práticas, que já iniciam na próxima semana na unidade do Agostini”, considera ele.

O sistema de protocolos é informatizado e se transforma em um documento, o qual precisa ser avaliado e aprovado pelo Conselho. Fávero explica que o protocolo vai permitir, por exemplo, que os dados detalhados de um paciente atendido na ESF durante o dia e na emergência da UPA 24H a noite, sejam acessados por todos os profissionais da unidade, incluindo endereço, atendimentos, receituários e possíveis diagnósticos.

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