Chegar aos 100 anos é para poucos, mas imagine comemorar o 105º aniversário. Carlito Barreto é um exemplo de longevidade.
Conforme documentos, Carlito vive há 32 anos no asilo ‘Lar dos Velhinhos’, de Ponte Serrada, junto de outros 15 idosos, e é a pessoa com mais idade na instituição, na frente de Eva, outra idosa de 86 anos, que também mora no abrigo.
Nesta segunda-feira, dia 11, Carlito comemorou o seu 105º aniversário, com direito a bolo e uma festa surpresa, junto com os colegas de moradia e funcionários da instituição.
Carlito não tem filhos, mas recebe sempre o carinho e apoio dos funcionários e voluntários, que sempre estão ajudando no local, levando diversão e felicidade aos idosos.
Conforme uma das funcionárias da instituição, Eliane Bazi, Carlito era morador da Ressaca, interior de Ponte Serrada. Ele viveu de casa em casa, ajudando os agricultores e fazendo cestos, até que ficou impossibilitado de trabalhar e precisou ser levado ao asilo.
Eliane descreve Carlito como uma “relíquia”, porque, apesar da idade, se alimenta bem e toma remédio apenas para a pressão. “Apesar de ele caminhar com a muleta e ter dificuldade de andar e falar, ele se vira bem, ele vai no banheiro sozinho e arruma a cama dele”, conta.
Antes de Carlito, no asilo vivia Nório, o irmão dele. Nório acabou falecendo com 102 anos e foi o idoso mais velho na época.
Doações para o Lar
A instituição informou que, devido à pandemia do novo coronavírus, o asilo não está recebendo visitas no momento, e apenas funcionários estão podendo entrar e sair do Lar.
Os responsáveis também informaram que agora, com a chegada do inverno, os idosos – dez homens e seis mulheres – estão precisando de roupas para a estação gelada. Conjunto de moletom é o mais indicado, por ser quente e confortável.
Para quem quiser ajudar, basta entrar em contato através do telefone (49) 3435-1107.
deixe seu comentário