O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste realizou nesta sexta-feira, dia 25, a quarta captação de órgãos. O procedimento que durou cerca de três horas, captou fígado e rins. A doadora foi uma paciente de 65 anos, da cidade de Cunha Porã, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).
A cirurgia, contou com a participação de três médicos, membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) enfermeiros e técnicos da UTI e Centro Cirúrgico. Os órgãos doados seguiram de avião para a cidade de Florianópolis.
Conforme o médico cirurgião vascular, integrante do corpo clínico do Hospital e membro da CIHDOTT, Cassio Murilo de Nakano, a partir do momento em que há o diagnóstico de morte encefálica comprovada através de exames, entre eles eletroencefalograma, Doppler transcraniano ouarteriografia, constata-se que não há mais possibilidade de vida. “Após a aprovação da família iniciam os processos para posterior captação”, salienta . O médico lembra ainda que a retirada dos órgãos é realizada como um procedimento cirúrgico normal e por cirurgiões com treinamentos específicos.
deixe seu comentário