O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, realizou na manhã de ontem, quinta-feira, sua primeira captação de órgãos. O procedimento, realizado pela equipe da SC Transplantes, de Florianópolis, captou fígado e rins. Já outra equipe, de Pato Branco (PR), fez a captação do coração. O doador foi um paciente de 23 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital, com diagnóstico de morte cerebral, devido a um Traumatismo Crãnio Encefálico (TCE).
A cirurgia, que durou cerca de quatro horas, contou com a participação de cinco médicos, membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e enfermeiros e técnicos da UTI e Centro Cirúrgico. Os órgãos doados seguiram de avião para as cidades de Florianópolis e Pato Branco.
Hoje, no Brasil, para ser doador de órgãos não é necessária deixar nada por escrito. Conforme a assistente social, Neiva Imhoff, basta comunicar a família do desejo de doar. “Daí a importãncia das famílias falarem sobre o assunto em casa, pois a doação só acontece após a autorização familiar”, salienta.
deixe seu comentário