Com apenas dois anos de atuação, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, administrado pela Organização Social Camiliana do Sul, na cidade de São Miguel do Oeste, foi reconhecido pela certificação internacional ISO 9001/2008, que enaltece o trabalho de instituições em prol da qualidade. O diretor geral do Hospital, Valmor Busnello, remete a conquista aos colaboradores da instituição, que através do envolvimento contínuo, contribuíram para o recebimento da certificação.
“Esta certificação tem a marca de mais de 300 colaboradores, entre as áreas assistenciais e administração, que imergiram incondicionalmente neste projeto, resultando neste elevado grau de reconhecimento e na efetivação de nossa política de qualidade”, comemora o diretor. Busnello salienta, que a parceria entre Governo do Estado e São Camilo está dando certo. “A parceria entre a Entidade São Camilo e a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, dá respaldo para realização de trabalhos com compromisso e eficiência. O Clima Organizacional, fruto do empenho e dedicação de todos os colaboradores, resulta em uma assistência de qualidade reconhecida e coroada com a Certificação ISO 9001”.
Para o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, a conquista do selo ISO 9001 demonstra a qualidade dos serviços prestados pela unidade de saúde. “Isso comprova que a parceria entre a entidade e Governo do Estado está atendendo a comunidade de forma eficiente. E quem ganha com isso é a população do Extremo Oeste”, complementa.
O secretário Regional, Volmir Giumbelli, parabeniza a direção do HRE e todos os seus servidores. “A certificação demonstra, claramente, o grande acerto que foi a contratação da Organização Camiliana para administrar o Hospital. Hoje temos uma nova visão da saúde pública, que em nossa região tem duas fases: antes e depois do Hospital Regional de São Miguel do Oeste”, declara.
HRE entre os destaques do país
Hoje, conforme informações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) existem 4.000 mil empresas certificadas ISO 9001, no país. Destas, apenas 90 são instituições de Saúde ou Serviço Social, ou seja, somente 2% dos estabelecimentos, neste ramo, possuem o reconhecimento.
O Hospital Regional, em São Miguel do Oeste, atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e encara o desafio de mostrar que o SUS funciona, através de uma gestão eficiente, aliada a responsabilidade. A diretora de qualidade do Hospital Regional, Carolina Pagliarin Brüggemann, salienta que a unidade hospitalar trabalha para obter destaque com foco diferenciado. “Trabalhamos para garantir que o atendimento 100% SUS seja assim, com qualidade reconhecida, utilizando conceitos internacionais de gestão da qualidade”, destaca Carolina.
A diretora diz ainda, que essa certificação não é mais importante do que garantir a qualidade da assistência aos pacientes e famílias. “Sabemos que nossa responsabilidade social é muito maior do que um título, e podemos afirmar que estes requisitos de qualidade beneficiarão toda a comunidade”, complementa.
Os trabalhos da Gestão da Qualidade para a implantação da ISO 9001, no Hospital Regional, iniciaram no ano de 2011. “O desafio nos permitiu identificar e formar lideranças e multiplicadores dentro da instituição, capazes de gerenciar seus próprios processos e apoiar os demais”, explica a diretora de qualidade.
Conforme Carolina, o principal diferencial de uma instituição com ISO 9001, trata-se da garantia de qualidade em todos os processos. “Não podemos pensar nos setores de uma instituição isoladamente. Necessitamos de integração e garantia de qualidade envolvendo todos os setores. Esta prática repercute na assistência prestada aos nossos pacientes. Em todos os processos de trabalhos estão agregados requisitos de qualidade, e certamente pensamos em nosso produto final: atender o paciente, família e comunidade de maneira humanizada e principalmente garantindo o que temos de melhor, a assistência à saúde”, diz Carolina.
Localizado na região Extremo Oeste do Estado, o Hospital, que atende a 30 municípios, vem aprimorando a cada dia seus processos e serviços, a fim de oferecer à sociedade um atendimento hospitalar de excelência. “A instituição investe cada vez mais na qualidade dos serviços e se prepara para conquistar o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA)”, finaliza o diretor geral do HRE, Valmor Busnello.
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