Home Hospital Regional de Palmitos apresenta novo Centro Obstétrico para atendimento de partos

Hospital Regional de Palmitos apresenta novo Centro Obstétrico para atendimento de partos

Última atualização 30 de abril de 2026 - 14:20:12

O Hospital Regional de Palmitos apresentou o novo Centro Obstétrico destinado ao atendimento de partos normais de baixa complexidade. A estrutura foi organizada por meio de convênio com o Governo do Estado e será utilizada principalmente para atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o diretor do hospital, Odanor Tombini, a implantação do espaço era uma demanda antiga da instituição.

“Nós tínhamos aqui o centro cirúrgico em funcionamento e não tínhamos o centro obstétrico em funcionamento. Para isso acontecer, precisávamos de recursos e agora conseguimos implantar essa estrutura no Hospital Regional de Palmitos”, afirmou.

O atendimento inicia na área de recepção obstétrica, onde a gestante passa por avaliação médica. No local há equipamentos para exames e acompanhamento inicial. Caso esteja em trabalho de parto normal, a paciente é encaminhada para a sala de pré-parto, equipada com leitos, poltrona para acompanhante e banheiro com acessibilidade.

Na sequência, o parto ocorre em sala específica destinada ao procedimento. Ao lado está o espaço de atendimento ao recém-nascido, utilizado quando o bebê precisa de acompanhamento imediato após o nascimento.

Segundo Tombini, o setor contará com equipe multiprofissional.
“Nós vamos ter pediatra, anestesiologista, obstetra e toda a equipe necessária para o atendimento. Hoje o hospital conta com funcionamento 24 horas em todos os setores”, explicou.

Após o nascimento, mãe e bebê são encaminhados para a sala de pós-parto, que também possui leitos para recuperação e permanência inicial.

O serviço será referência para gestantes de Palmitos, Caibi, Riqueza, Mondaí, São Carlos, Águas de Chapecó e Cunhataí. As pacientes encaminhadas para o hospital serão aquelas com gestação de baixa complexidade. Casos considerados de maior risco continuam sendo direcionados para hospitais de referência regional.

“As gestantes que vierem para cá serão de baixa complexidade. O próprio posto de saúde faz essa avaliação e encaminha para Palmitos ou para Chapecó, conforme cada caso”, destacou o diretor.

No dia seguinte à apresentação do espaço, em 30 de abril, o município de Palmitos promoveu uma reunião com prefeitos e secretários de saúde da região para alinhar o início do convênio de atendimento obstétrico e neonatal no hospital.

A agenda iniciou no gabinete da prefeita Giovana Giacomolli, com a participação do vice-prefeito Itamar Fiorese e gestores municipais. Em seguida, as autoridades realizaram uma visita técnica ao Hospital Regional de Palmitos para conhecer a estrutura que receberá o serviço.

Durante o encontro, a prefeita destacou a implantação do convênio regional.
“Hoje estamos assinando um convênio que permitirá iniciar um projeto piloto para ampliar o atendimento materno-infantil na região. São mais de 57 mil pessoas dos sete municípios que poderão ser atendidas aqui no hospital”, afirmou.

A iniciativa busca organizar o fluxo regional de atendimento e ampliar a estrutura de partos no Hospital Regional de Palmitos, com atendimento voltado principalmente às gestantes de baixa complexidade encaminhadas pelos municípios participantes.

Assista a live: Clique aqui

Fonte / Foto: TV Expresso

Espaço foi estruturado para partos normais de baixa complexidade e atenderá gestantes de sete municípios da região

deixe seu comentário