Home Hospitais de campanha para SC, por Paulinha

Hospitais de campanha para SC, por Paulinha

Última atualização 9 de abril de 2020 - 14:50:39
Ana Paula da Silva (Paulinha), deputada estadual – Imagem: Divulgação.
Nas últimas semanas, vivi um dos momentos mais difíceis da minha vida: trabalhávamos intensa e silenciosamente com a equipe da Defesa Civil de Santa Catarina e da Secretaria da Saúde, em Florianópolis, para construir um plano de contingência complementar à estrutura hospitalar existente, e via a angústia no olhar das pessoas, querendo saber se haveria garantia de atendimento.
Meu sofrimento maior era não poder falar que sim. Queria poder dizer, mas era imperativo abaixar a cabeça e trabalhar.
Hoje, porém, já com o contrato em vias de ser assinado, eis a notícia, anunciada pelo Governador: teremos hospitais de campanha em SC, e o primeiro vai ser em Itajaí. Conforme orientação da Secretaria da Saúde, também no Sul, Grande Florianópolis, Norte, Serra e Oeste.
De pronto, um hospital com 100 leitos de UTI e 450 profissionais. Talvez a gente não veja lonas sendo levantadas, porque o Estado optou, por economia e agilidade, em usar estruturas já existentes, em parceria com municípios, como o Centro de Eventos de Itajaí. É o que chamo de inteligência administrativa.
Esse é, acredito, o plano mais ousado que Santa Catarina já construiu para enfrentar as dificuldades. A estrutura hospitalar complementar prevê ao menos 500 leitos. O desafio está, ainda, em contar com profissionais de saúde qualificados e, ao longo dos próximos meses, saudáveis.
Santa Catarina tem histórico de lutas pela defesa da vida. E foi essa a razão pela qual aquela mulher saiu de casa todos os dias tão cedo, sem hora pra voltar, até que esse plano tomasse corpo. Não foi a deputada estadual nem a líder do governo: a voluntária da Defesa Civil, que lutou e segue lutando, é a mãe catarinense, que faria qualquer coisa para proteger os seus.
Agradeço a Deus e agradeço a oportunidade de me integrar à competente equipe da Defesa Civil, coordenada pelo Coronel João Batista, um dos heróis invisíveis dessa guerra. É a esta equipe que confio que os meus, e os entes de todos os catarinenses, terão uma chance de ser bem cuidados.
Ana Paula da Silva (Paulinha), deputada estadual.

deixe seu comentário