Bê-á-bá da lavanderia
Regra básica: é preciso ter três tipos de sabão em casa em pó ou líquido para roupas claras, neutro (ideal para as escuras) e um específico para as roupas delicadas. Outra dica essencial: nunca misturar peças claras com escuras na máquina!
Como escolher prendedor
Prefira os de plástico (os de madeira vão escurecendo e podem manchar as roupas). Outro bom modelo é o da Coza, que lembra um clipe de prender papel e ganhou até prêmio de design.
Como lavar roupas delicadas
Lingeries e blusas finas podem ir para a lavadora, desde que dentro de sacos de tecido com zíper (encontrados em lojas de R$ 1,99). Conhecidos como sacos japoneses, protegem do vaivém da máquina.
Como pendurar no varal
Vestidos e camisetas devem ser colocados em cabides ou dobrados ao meio na corda, sem pregador (eles marcam o tecido). Camisas merecem cabides. Assim elas não deformam e, de quebra, não amassam tanto, o que facilita o trabalho de passar. Se estender as roupas ao ar livre, certifique-se de que estão do avesso. Caso contrário, podem desbotar por causa da incidência direta do sol.
Alerta: não coloque roupa para secar atrás da geladeira. Perigo de incêndio!
Como fazer ovo
·Ovo cozido
Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Ligue o fogo e quando a água começar a ferver, conte 10 minutos e retire-o. Você pode então fazer um sanduíche: é só amassar o ovo com um pouco de manteiga, maionese, salsinha picada e colocar no pão.
·Ovo quente
Este é o ovo de gema molinha, para comer de colherada, apoiado em um suporte. Coloque o ovo numa panela e cubra-o com água. Depois que ela começar a ferver, espere 2 minutos e desligue o fogo. Retire o ovo com uma colher e ponha-o sobre o suporte. Abra uma “tampinha” nele com uma faca afiada, tempere com sal e sirva.
·Ovo mexido
Coloque 2 ou 3 ovos em uma tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino e uma pitada de noz-moscada ralada. Adicione algumas colheradas de leite ou creme de leite e misture tudo com um garfo. Depois, pegue uma frigideira, coloque uma colher de manteiga nela, deixe derreter um pouquinho e derrame a mistura de ovos por cima. Deixe o fogo baixo e mexa com uma colher de pau por poucos minutos. Assim que os ovos começarem a se agrupar em pedacinhos sólidos, a receita está pronta. Coma com uma fatia de pão quentinho com manteiga.
·Omelete
Coloque numa tigela 2 ou 3 ovos, tempere com sal, pimenta-do-reino e um pouco de salsinha picada. Misture tudo com um garfo. Aqueça uma frigideira antiaderente com um tiquinho de manteiga ou um fio de óleo. Derrame a mistura de ovos, abaixe o fogo e não mexa. Tampe a frigideira e espere alguns minutos, até que a omelete comece a ficar firme. Aí coloque sobre metade dela fatias finas de queijo, presunto, azeitonas em lascas… Com a ajuda de uma escumadeira, vire a outra metade sobre a parte recheada. Espere cozinhar mais um pouco, vigiando para não deixar queimar. E sirva!
·Ovo frito
Coloque um pouco de óleo, manteiga ou azeite em uma frigideira. Aqueça, quebre o ovo por cima e abaixe o fogo. Tempere com sal e pimenta. Se gostar de gema mole, espere apenas que a clara esteja bem cozida para servir. Se quiser a gema dura, deixe no fogo por um tempo maior.
É dia de festa! Quanto comprar de comida e bebida?
· Se o cardápio tiversalgadinhosouminissanduíches, calcule 15 unidades por pessoa.
· Parachurrascosde média duração, prepare 300 gramas de carne por convidado. Se o evento for durar o dia inteiro, suba para 400 gramas. E não se esqueça dos acompanhamentos básicos:saladas,pãeselegumesgrelhados.
· Para festividades à base dequeijosefrios, reserve, para cada pessoa, de 180 a 220 gramas de comida e mais 3 pães franceses.
·Bebidas: providencie 1 garrafa de espumante ou vinho para cada 4 convidados e mais 1 latinha e meia de cerveja por cabeça. Tenha sempre vodca para preparar drinques: 1 garrafa serve 10 pessoas. Em festas em que a cerveja será a única bebida, aumente a quantidade para 3 latas por pessoa. Lembre-se sempre de ter opções não-alcoólicas: refrigerantes, água,sucos(400 mililitros por pessoa).
Superdica para gelar rápido: se não tiver mais espaço na geladeira, encha o tanque, a pia ou um isopor com gelo e derrame uma boa quantidade de sal por cima (isso vai manter o gelo por mais tempo). Complete com água e acomode as bebidas.
Como pintar uma parede
Só encare o serviço se a parede estiver livre de rachaduras e imperfeições gritantes. Nesses casos, é melhor contratar um pintor. Ao contrário, siga o roteiro:
1.Calcule a quantidade que vai precisar de tinta e decida se quer usar látex ou acrílico.
2.Compre uma bandeja plástica, rolinhos de pintura (se possível na versão antirrespingos) e um pincel pequeno para reparos.
3.Forre o chão com jornal ou plástico e delimite a área a ser pintada com fita crepe larga.
4.Despeje um pouco de tinta na bandeja. Algumas precisam ser diluídas em água ou solvente (o procedimento vem detalhado na embalagem do produto). Misture bem com um pincel.
5.Mergulhe o rolinho, remova os excessos nas laterais da bandeja e comece a pintura deslizando-o na vertical e continuamente, até preencher toda a área.
6.A tinta acrílica deve secar por pelo menos quatro horas. A tipo esmalte, por oito. Só então repita a operação. Normalmente são necessárias duas mãos de tinta para um bom resultado, mas algumas cores podem exigir mais.
Caixa de ferramentas básica(ou o que você precisa ter em casa)
· Martelo
· Chaves de fenda de diversos tamanhos
· Pregos de aço e de ferro de diversos tamanhos, parafusos e porcas
· Chave inglesa
· Alicate
· Trena
· Furadeira e brocas para furar parede
· Buchas com seus respectivos parafusos
· Fita isolante para eventuais reparos elétricos
· Estilete
· Fios extras para extensões
· Tomadas extras para as extensões
· Soquetes para reposição
· Benjamins
· Régua
· Lápis
· Lãmpadas sobressalentes
deixe seu comentário