SÃO MIGUEL DO OESTE
Uma medida que passará a valer a partir de março deste ano trará mais facilidade aos produtores rurais na hora de adquirirem a Guia de Transporte Vegetal (GTV) e Guia de Transporte Animal (GTA) para cavalos. Isso porque a emissão das guias será feitas pela internet e a qualquer hora do dia. A medida já era adotada para aquisição de guias para transporte de bovinos.
No caso dos vegetais, a guia é necessária apenas para transporte da mercadoria para outros estados, como explica o gerente regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de São Miguel do Oeste, Dandaelei Meneghetti. Já para os animais, a exigência é para qualquer transporte que retire o animal da propriedade. “Para os animais é necessário mesmo que seja apenas para levar de uma propriedade à outra ou para rodeios”, esclarece.
A emissão eletrÔnica trará muito mais facilidade e agilidade ao processo, segundo Meneghetti. Ele explica que até agora os produtores que necessitavam de GTV, ou GTA para cavalos, tinham de ir até um posto da Cidasc e requerer o documento. “Com a implantação do sistema eletrÔnico ele poderá fazer isso em casa e a qualquer hora do dia. Isso significa maior comodidade, agilidade e sem o custo de ter que se deslocar até um posto da Cidasc”, comenta. “Além disso, nosso pessoal pode fazer outros trabalhos e não precisam ficar expedindo esses documentos”, complementa.
A GTA serve como um controle de movimentação e qualidade nos transporte de animais e vegetais, pois sendo transportado sem essa guia é impossível saber qual é a procedência do animal ou dos produtos vegetais. Para conseguir a guia pelo meio eletrÔnico, Meneghetti lembra que o produtor precisa estar previamente cadastrado junto à Cidasc. “O cadastro pode ser feito em qualquer posto da Cidasc na região. Ao fazer o cadastro, o produtor recebe a senha de acesso”, finaliza.
deixe seu comentário