O Grupo Escoteiro Atalaia, de São Miguel do Oeste, em parceria com a União dos Escoteiros do Brasil e a empresa Reciclecel, está desenvolvendo uma campanha de coleta de celulares usados e sem uso. Conforme o diretor técnico do Grupo Escoteiro Atalaia, César Teló, e o presidente do Grupo, Sérgio Cetolin, a campanha será desenvolvida até o final do ano, com diversos pontos de coleta em escolas, supermercados e empresas, mas neste sábado, dia 9, será realizado um dia especial de coleta.
Eles explicam que das 9h às 16h deste sábado, os escoteiros estarão no calçadão para receberem os aparelhos doados. Serão recebidos apenas celulares e baterias de celular. A campanha pretende retirar das gavetas o maior número possível de aparelhos sem uso. “Existem boas razões para reciclar esses aparelhos, já que 90% deles podem ser reaproveitados. Isso significa que estaremos preservando recursos naturais, protegendo o ambiente, economizando energia e evitando gases de efeito estufa”, comenta o diretor técnico do grupo, Cesar Télo.
De acordo com Teló, a cada bateria de íons de lítio de um celular reciclada é evitada a contaminação de 60 mil litros de água. Ele acrescenta que para cada mil celulares reciclados, a economia é igual ao consumo de energia elétrica de 14 famílias durante um mês. “A cada mil toneladas de celulares, significa que não serão colocadas na atmosfera 10 toneladas de gazes de efeito estufa”, complementa.
Além de preservar o meio ambiente, a campanha também ajuda a salvar vidas. Segundo Teló, os recursos financeiros obtidos com a reciclagem serão repassados para o Hospital Infantil Pequeno Príncipe, de Curitiba, e outra parte retornará aos grupos escoteiros que participarem da campanha.
deixe seu comentário