Para um time que demorou cerca de 70 minutos para se achar em campo, o empate por 2 a 2 contra a Portuguesa, neste domingo, no Canindé, foi um bom negócio. O Grêmio mostrou energia para virar uma derrota parcial por 2 a 0 e, com o ponto somado, distanciou-se ainda mais da Portuguesa, manteve a segunda colocação e ficou muito próximo de classificar-se direto para a fase de grupos da Libertadores.
Primeiro tempo
Luxemburgo optou pelo esquema vitorioso do jogo contra o São Paulo, disputado uma semana antes, dando a Zé Roberto liberdade de criação. Faltou que os jogadores assumissem o mesmo espírito determinado daquela partida. Como que de ressaca pela eliminação na Sul-Americana contra o Millonarios, o time produziu pouco no primeiro tempo.
O jogo foi marcado, também, por uma inacreditável sucessão de passes errados, como se os dois times travassem uma disputa nesse quesito.
A 27 minutos, após escanteio da esquerda, batido por Léo Gago, Marcelo Moreno girou e bateu alto. Pouco depois, um erro da arbitragem impediu que o Grêmio largasse na frente.
Elano ergueu a bola para a área em cobrança de falta e Werley, em posição legal, marcou de cabeça, mas o lance foi invalidado. Na última chance gremista do primeiro tempo, Fernando arrematou nas mãos de Glédson.Foi da Portuguesa, a chance mais clara em cabeceio de Rogério, a 45 minutos, que Marcelo Grohe salvou com um tapa.
Segundo tempo
O início do segundo tempo do Grêmio foi catastrófico. Em 15 minutos, o time ruiu em campo e sofreu dois gol. Marcelo Grohe evitou o primeiro gol logo no primeiro minuto, em chute de Boquita. Aos cinco, Naldo, desajeitado, atropelou Moisés dentro da área. Na cobrança do pênalti, o próprio meia deslocou Marcelo Grohe, com um chute no meio do gol.
Para não perder tempo, Luxemburgo fez três mudanças de uma só vez, trocando Pico por Marquinhos, Elano por Leandro e Moreno por André Lima. Mas as alterações demoraram a surtir efeito. A 15 minutos, Luiz Ricardo cruzou rasteiro da direita e Léo Silva, como se passeasse dentro da área, fez 2 a 0 com um chute rasteiro.
Só então o Grêmio pareceu despertar em campo. A 21 minutos, Gledson salvou seu time em chute de Pará. Aos 28. Marquinhos bateu falta e André Lima, tirando proveito do vacilo defensivo da Portuguesa, desviou de cabeça e descontou.
Atordoados, os marcadores da Portuguesa viram Marquinhos fazer novo passe, desta vez para Zé Roberto, que, com técnica apurada, deixou Luiz Ricardo estendido em campo com um drible e concluiu para empatar o jogo.
A 41 minutos, com um chute de fora da área, Zé Roberto quase marcou o terceiro.
BRASILEIRÃO— 36ª RODADA — 18/11/2012
PORTUGUESA (2)
Gledson; Luís Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Rogério; Léo Silva, Ferdinando, Moisés (Zé AntÔnio, 42'/2º) e Boquita; Ananias e Bruno Mineiro.
Técnico:Geninho
GRÊMIO (2)
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico (Marquinhos, 12'/2º); Fernando, Souza, Léo Gago, Elano (Leandro, 12'/2º) e Zé Roberto; Marcelo Moreno (André Lima, 12'/2º)
Técnico:Vanderlei Luxemburgo
Gols:No segundo tempo, Moisés (P), a 7 min, Léo Silva (P), a 15, André Lima (G), a 28 e Zé Roberto (G), a 32.
Cartões amarelos:Valdomiro, Ferdinando (P), Pará, Werley, Léo Gago, Zé Roberto (G)
Arbitragem:Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Ediney Mascarenhas (RJ)
Renda:R$ 105. 460,00
Público:3.993
deixe seu comentário