Os catarinenses já podem ficar mais otimistas com o início da vacinação contra a Covid-19.
Isso porque a Secretaria de Estado da Saúde informou, nesta sexta-feira (8), que a imunização da população deve começar até a primeira semana de fevereiro em Santa Catarina.
A expectativa da Secretaria está relacionada à data prevista pelo governo federal, que estima que os brasileiros começarão a ser imunizados até o dia 20 de janeiro, após aprovação dos imunizantes da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Oxford/AstraZeneca, e do Butantan, a CoronaVac.
Nesta quinta-feira (7), o governo federal anunciou a compra de 100 milhões de doses da CoronaVac. A Secretaria de Estado da Saúde prevê o recebimento de um quantitativo de doses na última semana de janeiro ou, mais tardar, início de fevereiro.
A imunização dos catarinenses ocorrerá de acordo com o goerno federal e os municípios. A expectativa é de que 2,8 milhões de pessoas dos grupos prioritários sejam vacinadas em um primeiro momento.
A vacina (ou vacinas) adotada pelo Plano Estadual de Vacinação contra
a Covid-19 será definida pelo Ministério da Saúde.
Plano Estadual de Vacinação
O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 aponta todas as diretrizes para o trabalho de imunização da população em Santa Catarina.
O documento de 25 páginas descreve a logística para a distribuição dos insumos pelo Estado, com a utilização de uma central e de 17 unidades
regionais da Secretaria de Estado da Saúde. Estas, por sua vez, repassarão as doses aos municípios.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o treinamento dos vacinadores está ocorrendo por meio de aulas em vídeo.
O Governo do Estado afirmou ainda, que possui estoque suficiente de seringas e agulhas para iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19.
Além disso, processos de aquisição desses insumos seguem em andamento, com o objetivo de garantir quantitativo suficiente para vacinar toda a população catarinense.
Uso emergencial da CoronaVac
O imunizante desenvolvido pela fabricante chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, tem eficácia de 78% e está mais próximo de ser a primeira vacina contra a Covid-19 liberada no Brasil.
deixe seu comentário