O deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, Dirceu Dresch (PT), anunciou nesta semana que o Governo Federal, por meio da empresa pública Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, concluiu a licitação para elaboração dos estudos e do projeto da Ferrovia da Integração, que vai ligar o Extremo Oeste ao Litoral. O Consórcio Contécnica-Enefer-Topocart apresentou a melhor proposta. Segundo Dresch, o resultado da licitação foi publicado na edição 178 do Diário Oficial, no dia 16 de setembro e na terça-feira, dia 23, terminou o prazo de recurso.
De acordo com Dresch, o consórcio vencedor apresentou proposta de R$ 54,8 milhões. “Estamos dando o primeiro passo para a concretização de uma grande obra. Começamos a tirar a Ferrovia da Integração do plano imaginário para a realidade. São 860 quilÔmetros de ferrovia que vão colocar Santa Catarina, o Oeste catarinense, no trilho do desenvolvimento”, comemora o parlamentar.
Conforme Dresch, a definição da empresa que fará o projeto da ferrovia resultou da união de forças do setor político e produtivo em prol do projeto, e mostra que a construção da ferrovia é prioridade para o Governo Federal. “Nossas lideranças mostraram unidade e o Governo Federal entende que a ferrovia é vital para garantir eficiência logística ao estado de Santa Catarina, pois irá aproximar as zonas de produção agrícola dos centros consumidores e dos portos catarinenses, reduzindo custos de produção, por meio de uma via de transporte mais segura e mais sustentável”, avalia o deputado.
O consórcio vencedor será contratado para realizar do Estudo de Viabilidade Técnica, EconÔmica e Ambiental (EVTEA). Além do EVTEA, o contrato também engloba o levantamento aerofotométrico e o projeto básico de engenharia para construção da ferrovia. O consórcio terá prazo de 22 meses para concluir o trabalho.
deixe seu comentário