Governo do Estado inicia primeira turma do Geração Tec em São Miguel do Oeste
Última atualização 13 de maio de 2015 - 08:59:52
Foto: SDR SÃo Miguel do Oeste
A turma de 32 alunos do curso de ProgramaçÃo Web em Linguagem Java do GeraçÃo TEC, iniciou as aulas nesta segunda-feira, 11, em SÃo Miguel do Oeste. O programa do Governo do Estado cria oportunidades para jovens e adultos por meio de qualificaçÃo profissional no setor de Tecnologia da InformaçÃo e ComunicaçÃo (TIC). O curso é gratuito e os 68 encontros, totalizando 240 horas/aula, serÃo executados pela Faculdade de Tecnologia Senac, com aulas de segunda à quinta-feira, no período noturno.
Para iniciar o curso, os alunos passaram por um processo seletivo. Do total de 90 inscritos, 32 foram selecionados. Angélica Pengo Frizon, de Paraíso, foi uma das escolhidas. Com apenas 17 anos, enxergou no curso a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho da área de tecnologia. “NÃo teria condições de fazer o curso se nÃo fosse gratuito. Vou aproveitar a oportunidade e me dedicar ao máximo, pois aqui inicio a busca pelos meus objetivos”, afirma a jovem que já planeja iniciar uma graduaçÃo quando estiver trabalhando.
Aos 31 anos de idade, JoÃo Marcos da Silva também iniciou o curso nesta segunda-feira com muitas expectativas. Ele já trabalha em uma empresa de informática de SÃo Miguel do Oeste e busca focar na área de programaçÃo web. “Dependendo do andamento do curso, pretendo partir para o próximo passo, que seria uma graduaçÃo na área”, afirma o estudante que possui um técnico em informática.
Foto: SDR SÃo Miguel do Oeste
O secretário de Desenvolvimento Regional de SÃo Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, participou do início dos trabalhos e lembrou que, em 2015, mais de 1500 vagas serÃo abertas na área de tecnologia da informaçÃo e comunicaçÃo. “O curso vem atender uma demanda da regiÃo e do Estado. O projeto visa qualificar os profissionais, atendendo a populaçÃo. Esse é o papel do Governo do Estado. É para vocês que trabalhamos”, comenta Trevisan.
O secretário também lembrou a importância das parcerias firmadas com instituições de ensino como o Senai. “Já temos estruturas fortes aqui na regiÃo e devemos aproveitá-las, pois é uma forma de aplicarmos os recursos públicos de maneira eficiente”.
O programa é realizado pela SDS, por meio da FundaçÃo de Amparo à Pesquisa e InovaçÃo do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Internacional de InovaçÃo (i3), com a AssociaçÃo Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e com instituições de Tecnologia da InformaçÃo e ComunicaçÃo (TIC) das cidades que sediam os cursos.
deixe seu comentário