Nesta quarta-feira (17), o governador Carlos Moisés da Silva, acompanhado do secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, do chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, e do secretário de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, participou de uma reunião com membros do governo federal. No encontro, as lideranças do Estado apresentaram as medidas adotadas por Santa Catarina no enfrentamento à pandemia.
Atualmente, o Estado tem o melhor desempenho do país no enfrentamento à doença, com uma nota 33% superior em relação ao segundo colocado, Rio Grande do Sul, conforme dados do ranking de avaliação realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
“Santa Catarina foi o primeiro estado a decretar medidas de isolamento social. Todas as decisões adotadas, desde o início da pandemia, têm como foco principal salvar vidas. E foi por esta iniciativa, tomada no momento certo, além da colaboração da população catarinense e, ainda, a flexibilização na hora certa, que conseguimos ser referência”, disse Moisés.
“Secretário Lucas sempre me mantém informada sobre as medidas e indicadores catarinenses. Realmente, conseguiram de forma rápida controlar o contexto da crise, monitorar os indicadores, e fazer uma gestão que está demonstrando muitos resultados positivos no tempo de pandemia”, respondeu a secretária Especial de Assuntos Federativos, Deborah Arôxa.
Entre as ações destacadas, estão o foco na transparência e informação, como a inteligência de dados, fornecendo análises, modelagens e predições, sendo esta ferramenta tecnológica também compartilhada com as cidades catarinenses, para auxiliar em atuações regionalizadas.
“O governo federal já tem Santa Catarina como modelo em muitas áreas e atividades. Agora, nosso estado é destaque também no combate à Covid-19. O ambiente econômico, apesar de toda a insegurança gerada pela pandemia, ainda reflete a garra do empreendedor catarinense e mostra um estado pujante e confiante em uma retomada do crescimento”, afirmou Esmeraldino.
deixe seu comentário