Foto: Tamara Melo – “Nosso objetivo era dar sequência aos procedimentos que foram suspensos em virtude da pandemia e garantir qualidade de vida e saúde aos Mondaienses”, diz o prefeito.
De janeiro de 2017 até agora, a Administração Municipal viabilizou 520 Cirurgias Eletivas, com recursos provenientes do Governo do Estado e com contrapartida do Município. No último domingo, dia 07 de junho, a Secretaria da Saúde, viabilizou um Mutirão de Cirurgias Eletivas Oculares de Catarata, em Iporã do Oeste. Ao todo, 13 Mondaienses usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foram contemplados com o procedimento.
O Prefeito Valdir Rubert explica que o objetivo do mutirão é reduzir o tempo de espera dos pacientes, visto que, é um compromisso da atual gestão com a saúde da população. “Nosso objetivo era dar sequência aos procedimentos que foram suspensos em virtude da pandemia e garantir qualidade de vida e saúde aos Mondaienses”, enfatiza.
De acordo com o secretário da saúde, Ginther Otto Dreher, os procedimentos foram realizados por uma equipe médica especializada, vinda de São Paulo.
A cirurgia eletiva é aquela em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico, ou seja, não se encaixa nas características de procedimentos de urgência e emergência.
A catarata age como uma perda visual progressiva, tanto para perto quanto para longe. Essa baixa de visão, pode ser unilateral ou bilateral. O paciente pode queixar-se de perda de contraste das cores e troca frequente do grau dos óculos, sem melhora da qualidade de visão.
deixe seu comentário