Carlos Moisés enrijeceu as medidas e estendeu a mais regiões de SC – Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom/Divulgação/ND.
O governo de Estado de Santa Catarina, por meio do chefe do Executivo, Carlos Moisés, confirmou na noite d0a sexta dia 24, a ampliação das medidas de isolamento social, como era esperado. O novo decreto entra em vigor na próxima segunda-feira e tem validade de 14 dias.
Conforme revelado em nota, as medidas passam a valer para mais três regiões da saúde classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de avaliação de risco regionalizada de enfrentamento ao novo coronavírus. Desde a última quarta-feira, o extremo Sul, o Meio Oeste e o Oeste entraram na faixa considerada mais crítica.
As restrições preveem a suspensão do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros. A concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, ficam suspensas a partir deste sábado. Com isso, as restrições passam a valer para dez regiões de saúde, que englobam 173 municípios catarinenses. Eles representam 77,2% da população catarinense.
“O Estado de Santa Catarina enfrenta um momento duro no combate à pandemia. Essas medidas para restringir a circulação de pessoas, infelizmente, são necessárias. O número de contaminados está acelerando e precisamos ampliar o distanciamento social. O Governo tem atuado para ampliar os leitos de UTI, porém a colaboração de todos é fundamental”, disse o governador Carlos Moisés.
Suspensão de eventos esportivos e culturais prorrogada
O Governo do Estado também decretou a prorrogação da suspensão de competições e eventos esportivos em todo o Estado até 7 de agosto de 2020. A restrição ao funcionamento de cinemas, teatros, casas noturnas, museus, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos que acarretam reunião de público vale até o dia 9 de agosto.
Com a nova determinação, o campeonato catarinense deve ficar comprometido já que, em cumprimento ao atual decreto, teve suas rodadas adiadas para a próxima semana. Com a nova prorrogação, a competição passa a ficar comprometida.
A reportagem tentou o contato com a FCF (Federação Catarinense de Futebol) mas, até a publicação da matéria, não obteve retorno.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, salientou a importância da cooperação de toda a população: “É muito importante que todos observem as regras sanitárias neste momento, como o uso da máscara, o álcool gel e sair de casa apenas quando necessário. Com isso, vamos ajudar a reduzir a velocidade da curva de transmissão da doença”.
deixe seu comentário