Os secretários de Saúde dos municípios pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Miguel do Oeste, Itapiranga, Dionísio Cerqueira e Maravilha, participaram nesta quinta-feira, 29 e sexta-feira 1 de março de uma capacitação sobre a organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro aconteceu no auditório da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc).
Conforme a coordenadora da Atenção Básica da Gerência Regional de Saúde (Gersa) da SDR de São Miguel do Oeste, Sirlei Favero Cetolin, o objetivo da capacitação foi repassar informações aos novos gestores. “Estamos no início de novos mandatos, então é importante que os secretários se informem sobre suas responsabilidades e funcionamento do Sistema”.
Ela destaca que para a realização do encontro foi aproveitada a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Macrorregião Extremo Oeste, formada pelos gestores da Saúde. A coordenadora frisa ainda a necessidade do trabalho de prevenção e promoção da saúde nos municípios. “O SUS precisa de uma manutenção e isso só ocorre se a Estratégia Saúde da Família (ESF) for bem executada, prevenindo doenças graves”, afirma.
Durante o encontro, foram apresentados dados aos gestores sobre pesquisas realizadas na região, as quais apontam os índices de internações e principais doenças que afetam a população. A enfermeira da Gersa de São Miguel do Oeste, Ana Moser, explica a importãncia dos secretários saberem as causas de mortes e doenças para planejarem as ações no seu município, juntamente com a equipe da Saúde. “Dessa forma teremos um trabalho de prevenção eficaz”.
A secretária da Saúde de Barra Bonita, Marinês Eckert afirmou que o encontro foi muito proveitoso e que após as informações repassadas, ficou mais claro o objetivo e função do gestor na Saúde. “Precisamos fortalecer o SUS, principalmente na porta de entrada do Sistema que é lá, na nossa Unidade de Saúde Municipal”, finalizou.
deixe seu comentário