Home Fundação Aury Luiz Bodanese: há nove anos valorizando o ser humano

Fundação Aury Luiz Bodanese: há nove anos valorizando o ser humano

Última atualização 6 de março de 2017 - 14:16:11
O amor pelas pessoas é o que move o trabalho da FundaçÃo Aury Luiz Bodanese (FALB) – mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos – há nove anos. Constituída com base em ética, confiança, respeito, transparência e cooperaçÃo, a organizaçÃo nÃo possui fins lucrativos e trabalha com programas, projetos e ações voltadas ao desenvolvimento ambiental, cultural e social. “Acreditamos que atitudes socialmente responsáveis fazem a diferença. SÃo gestos que têm o poder de transformar vidas”, declara a presidente da FALB, Isabel Cristina Machado.
Somente em 2016, foram mobilizadas 163.404 pessoas em 1.788 ações. Com pilares no cooperativismo, a FALB visa ser referência em ações sociais, culturais e ambientais, promovendo a sustentabilidade e a qualidade de vida. Durante os nove anos de atuaçÃo já foram quase dois milhões de pessoas beneficiadas por meio de seus programas.“O nosso compromisso é com as pessoas. Desenvolvemos atividades pensando em oportunizar momentos de alegria, satisfaçÃo pessoal e interaçÃo social. Por meio das atividades promovemos a troca de experiência e de conhecimento pensando sempre na construçÃo de um mundo cada vez melhor”, complementa Isabel.
O vice-presidente da Aurora Alimentos e presidente do Conselho Curador da FALB, Neivor Canton, destaca a importante colaboraçÃo dos voluntários na concretizaçÃo das ações. “Somos uma grande família que de mÃos dadas busca, dia a dia, fazer a diferença na sociedade em que estamos inseridos. A Aurora tem a grata satisfaçÃo de possuir muitos voluntários que doam um pouco do seu tempo para trazer alegria a outras pessoas. Esse é o nosso maior patrimônio: as pessoas”, declara.

UM CAMINHO FEITO POR SORRISOS
O que antes era um espaço com pouco uso se tornou uma ampla e aconchegante área de vivências, diariamente preenchida pela alegria contagiante dos 284 usuários da AssociaçÃo de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (APAE). A construçÃo só foi possível graças ao projeto Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS), iniciativa do Instituto Guga Küerten (IGK) em parceria com a FALB e outras entidades parceiras.
A área de vivências da APAE Chapecó conta com um parque infantil, uma academia ao ar livre e um jardim sensorial. O ambiente foi planejado com o objetivo de possibilitar momentos de vivências em espaços de lazer que proporcionem maior mobilidade corporal aos usuários da instituiçÃo. Além disso, é um local diferenciado para atendimentos clínicos e pedagógicos. “Todos têm acesso garantido. As atividades desenvolvidas no local oportunizam momentos de alegria e descontraçÃo. A estrutura possibilita realizar trabalhos com maior frequência e mais segurança. Estamos muito felizes com essa conquista”, afirma a diretora da APAE Chapecó, Nara Maria Valiati.
A diretora ressalta também as capacitações oferecidas pela FALB aos usuários e colaboradores da APAE Chapecó, a parceria em eventos da entidade com os programas Roda de Leitura e Atitude Agora, o auxílio no Pedágio do Carinho. “A FundaçÃo e a Aurora Alimentos sÃo grandes amigos da APAE Chapecó. Nos dÃo total apoio e suporte inclusive com a doaçÃo mensal de alimentos para as refeições que oferecemos. NÃo existem palavras suficientes para agradecer tudo que recebemos”, finaliza.

UM LUGAR PARA CHAMAR DE SEU
Em 2012 o Grupo de Apoio de PrevençÃo à Aids de Chapecó (GAPA) conquistou um desejo antigo: a aquisiçÃo de uma sede própria para a entidade. Por meio de um projeto da Aurora Alimentos e da FundaçÃo que deu origem ao livro “Delícias de Chapecó”, foram arrecadados cerca de R$ 80 mil entregues ao GAPA para a compra de um espaço próprio. “Foi a realizaçÃo de um sonho. A partir daquele momento nós passamos a ter um lugar para coroar as nossas ações e para termos uma identidade própria. Agora as pessoas sabem que aqui é a casa do GAPA Chapecó”, relata o presidente da entidade, Dirceu Hermes.
Em 27 anos de atuaçÃo na comunidade o GAPA Chapecó atendeu diretamente mais de 200 mil pessoas. “Esse número cresce quando pensamos que cada um que tem acesso as nossas atividades e campanhas repassa isso para outras pessoas e essa rede de troca de informações, experiências e conhecimentos torná-se imensurável”, observa Hermes.
Mas a parceria com a Aurora Alimentos e a FundaçÃo vem de anos. “Desde o início do GAPA contamos com esse apoio nas mais diversas ações que desenvolvemos. Em 2008 formalizamos uma parceria por meio do Vivendo Saúde e de lá para cá 17.259 trabalhadores da Aurora já participaram do programa”, relembra o presidente. Segundo Hermes, a preocupaçÃo que a Cooperativa tem com a saúde e a qualidade de vida das pessoas é um diferencial. “SÃo pouquíssimas as empresas que quebram tabus e discutem assuntos como o HIV dentro de seu dia a dia e a Aurora é um exemplo que deve ser seguido”, complementa.

PROGRAMAS
Por meio do incentivo ao trabalho voluntário, o programa Amigo Energia desenvolve ações de responsabilidade pessoal e social. Viabiliza um ambiente propício para as boas práticas com a troca de experiência e a interaçÃo social, buscando sempre o bem-estar de todos. De 2008 – quando iniciou suas atividades – até 2016, foram atendidas 318.908 pessoas em ações do programa. Somente no Casamento Cooperado, 637 casais realizaram o sonho do matrimônio e 160.986 atendimentos foram proporcionados através de 38 Ações Cooperadas.
O programa Vivendo Saúde – desenvolvido em parceria com o GAPA de Chapecó – trabalha a prevençÃo e a qualidade de vida das pessoas abordando temáticas voltadas às questões de gênero, HIV, DST, violência e drogas lícitas. A intençÃo é incentivar que as pessoas tenham hábitos de vida mais saudáveis. Durante os nove anos de FALB já foram beneficiadas 310.769 pessoas.
Sensibilizar a comunidade para uma mudança de comportamento em relaçÃo as pessoas com deficiência para diminuir o preconceito e exercitar a cidadania por meio da inclusÃo no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. Com esse objetivo o programa Atitude Agora desenvolveu palestras e capacitações para 25.036 pessoas desde que iniciou.
A preocupaçÃo com o meio ambiente também faz parte das ações da FundaçÃo. Desde 2008 já foram promovidas atividades de conscientizaçÃo ambiental em escolas e comunidades de todo o País. Participaram 255.667 pessoas. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservaçÃo dos recursos naturais através da cooperaçÃo com a natureza.
O programa Vozes do Corpo oferece para crianças e adolescentes, de 5 a 16 anos, a aproximaçÃo e a vivência com a linguagem corporal por meio da dança. SÃo oferecidas as modalidades de jazz e danças urbanas. Também sÃo desenvolvidas atividades lúdicas e educativas. Em nove anos, 31.338 pessoas vivenciaram atividades de ambas as iniciativas.
Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio da contaçÃo de histórias, proporcionando momentos de descontraçÃo. Esses sÃo os principais objetivos do projeto Roda de Leitura – ContaçÃo de Histórias. Com um repertório atualizado, prioriza temas relevantes e significativos que transmitem conceitos sobre família, alimentaçÃo, cooperaçÃo, valores, saúde, meio ambiente, disciplina e sentimentos. Já viajaram no mundo das histórias 135.727 pessoas.
Através de ações educativas voltadas à economia doméstica e o consumo consciente, o programa Família é Tudo debate a importância do planejamento financeiro, a fim de orientar sobre as escolhas realizadas frente ao mercado consumidor, percebendo o quÃo fundamental sÃo os valores na família e na sociedade. Desde que iniciou, 25.272 pessoas aprenderam a administrara melhor o orçamento de suas famílias.
O Centro de Memória FundaçÃo Aury Luiz Bodanese promove ações de preservaçÃo, organizaçÃo e disponibilizaçÃo do acervo histórico produzido ao longo dos 48 anos de atividades da Aurora Alimentos. Ao todo, 14.625 pessoas conheceram a Cooperativa.
A FundaçÃo conta com importantes parceiros para o desenvolvimento de suas ações, como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de cooperativas e outras instituições.

deixe seu comentário