Fortes chuvas causam alagamentos e estragos em regiões de SC
Última atualização 28 de setembro de 2015 - 09:39:06
A Defesa Civil contabiliza neste domingo (27) os estragos causados pelas fortes chuvas neste final de semana em Santa Catarina. Nas últimas 24 horas, Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, registrou 160,4 mm, o que é acima do total esperado para o mês inteiro de setembro – a média mensal de chuva varia entre 120 a 140 mm.
Na madrugada mais de 20 pontes de madeira foram arrastadas, de acordo com Defesa Civil. No município, há 7 comunidades isoladas: SÃo Vendelino, Barro Branco, Invernadinha, Limeira, Alto Limeira, Pinguirito e Alto Pinguirito. Várias outras comunidades estÃo parcialmente isoladas.
Na BR 282, nos kms 111 e 79, houve queda de barreira durante a madrugada. Os dois trechos em Alfredo Wagner estÃo fluindo em meia pista. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), até as 10h nÃo havia previsÃo de liberaçÃo total das pistas.
Na tarde deste domingo, o km 360 da rodovia SC-360, próximo a divisa entre Rio do Sul e Ituporanga, no Vale do Itajaí, estava com água em meia pista por causa das fortes chuvas e a elevaçÃo do nível do rio.
Alagamentos em Lages
Em Lages, na Serra, o rio Carahá chegou a transbordar em um ponto no Centro da cidade, e a água atingiu a avenida Belisário Ramos no sábado (26). A Defesa Civil recebeu ao menos 25 chamados, a maioria de famílias que tiveram suas casas atingidas pelas enxurradas.
Os bairros mais atingidos foram SÃo Pedro, Universitário, SÃo CristóvÃo, SÃo Vicente, Ipiranga, Passo Fundo e trechos da avenida Belizário Ramos.
Segundo Adilson Paneck, coordenador da Defesa Civil, cerca de 100 pessoas saíram de suas casas, por precauçÃo, e foram para casas de parentes e vizinhos. Na manhà deste domingo, a água já havia baixado.
Outras ocorrências
Em Joaçaba, um deslizamento de terra atingiu o barracÃo de uma fábrica de acessórios para móveis neste domingo. A estrutura do local e algumas máquinas ficaram danificadas.
Em Jaraguá do Sul, regiÃo Norte catarinense, foi registrado em deslizamento em área de risco. Por medida preventiva, duas famílias foram orientadas a deixar suas casas.
Na cidade de Bom Retiro, algumas comunidades do interior ficaram isoladas. De acordo com a Defesa Civil, a água está baixando. A previsÃo é que até as 11h o nível retorne a normalidade se o tempo ficar estável.
Em Chapecó, no Oeste, alguns riachos saíram do leito normal na madrugada, mas nÃo causaram prejuízos. Famílias foram retiradas por segurança, mas já retornaram na manhà deste domingo.
Na cidade de Seara foram registrados dois deslizamentos – um barranco e um muro. Em Itá uma comunidade ficou isolada no sábado. Xavantiva teve deslizamento e danos nas estradas. O município de Xanxerê teve alagamentos pontuais.
deixe seu comentário